Para ter um vínculo especial com seu papagaio de estimação, treiná-lo seria o mais importante! Papagaios treinados são muito mais divertidos de se ter por perto e, também, você colherá muitas recompensas e prazer ao viver uma vida longa com seu papagaio de estimação.
Um dos primeiros passos para treinar seu papagaio seria aprender a manuseá-lo. Se você não tem experiência em treinamento, isso pode ser bastante complicado. Os papagaios percebem se você está nervoso com eles, então a primeira coisa a fazer é tentar ficar calmo. Observe seu papagaio por alguns minutos, para ver se consegue identificar os motivos que o fazem morder. É algo na sala? É alguém o deixando desconfortável? É um movimento corporal que você faz que tende a levá-lo a morder? Às vezes, os papagaios morderão se quiserem que você os deixe em paz e você estiver tentando lidar com eles. Nesse caso, você deve deixar seu papagaio sozinho. Normalmente, se você colocar constantemente seu papagaio na gaiola e fechar a porta quando ele morde, isso identificará a punição que você está aplicando a ele quando ele morde.
Resposta natural
Treinar seu papagaio para falar também é uma tarefa e tanto. A coisa mais importante a saber é que você deve fazer isso sozinho, pois mais de uma pessoa pode deixar o papagaio bastante desconfortável. Todos os papagaios têm uma habilidade natural de repetir sons e falar com seu papagaio com freqüência, bem como cantar para ele, o estimula a tentar fazer os sons que você é. Cada vez que você manuseia seu papagaio, alimenta-o, coloca-o em sua gaiola, brinque com ele, usar seu nome repetidamente logo irá desencadear sua resposta natural para tentar repetir o que você está dizendo. Os papagaios aprendem a falar ouvindo você, então quanto mais você fala com seu papagaio e repete palavras comuns e simples, mais rápido eles serão capazes de pegá-las.
Os papagaios adoram ser recompensados. Dar ao seu papagaio uma guloseima favorita quando ele progrediu com sucesso na fala e na emissão de sons o recompensa! Em breve, ele aprenderá que quanto mais fizer para agradá-lo, mais recompensas receberá. Se você for consistente em recompensá-lo todas as vezes, verá que ele percebe isso e se esforça ao máximo para agradá-lo.
Ao treinar seu papagaio, as sessões não devem ser muito longas, mas devem ser em horários regulares do dia e devem ser muitas. Os papagaios têm uma capacidade de atenção menor do que a maioria dos animais, então você obtém mais sucesso em sessões de treinamento menores. Vinte minutos de cada vez para treinar seu papagaio deve ser mais do que suficiente.