As telhas do teto são feitas de placa de fibra, que são fibras feitas de cana, madeira e outros materiais. Estes são aglutinados por produtos químicos e prensados em painéis rígidos, planos ou semi-planos. A maioria das placas de forro são à prova de fogo pelo uso de produtos químicos para proteção adicional. As placas de forro também têm ranhuras e linguetas nas bordas para facilitar a instalação. No entanto, a instalação de placas de teto muitas vezes exige corte, porque elas vêm em medidas de 30 x 30 cm, que podem não se encaixar perfeitamente em todos os tetos, especialmente nas bordas.
Você vai precisar de:
Borda reta
Canivete
Lápis
Uma vez que as placas do teto são feitas principalmente de papelão, pode-se cortá-las facilmente com uma faca. No entanto, a parte complicada é medir o forro e certificar-se de que o corte está limpo.
Polegadas restantes
Meça seu teto. Antes mesmo de cortar ou medir as telhas para corte, primeiro você precisa determinar a parte das placas do teto que caberia sem cortar. Meça seu teto primeiro. Se ele medir em pés exatos, você não precisará cortar nenhum ladrilho (já que um ladrilho tem a medida de 1 x 1 metro. Se a medida não for em pés exatos, anote o número de polegadas restantes, adicione 12 e divida por dois. Essa seria a largura da borda ou dos blocos da borda. Lembre-se dessa medida ou anote-a para referência futura.
Por exemplo, se o seu teto mede 10', então você tem certeza de que pode encaixar 10 ladrilhos de largura, sem a necessidade de cortar. No entanto, se o seu teto medir 11' 8' 'de comprimento, você precisará adicionar 12 ao excesso de 20 cm, o que lhe dará 20. Divida isso por dois. Você obtém 10". Isso significa que seus ladrilhos de borda devem medir 10" de largura. Adicionar 12 à medida garantirá que os ladrilhos da borda tenham mais da metade da largura.
Instale os ladrilhos centrais. Ao instalar, comece pelo centro do teto, pois as placas recortadas devem ficar nas bordas. Certifique-se de posicionar as placas do teto de forma que as placas nas bordas opostas do teto tenham um corte igual. Além disso, como regra geral, os ladrilhos nunca devem ser cortados com menos da metade de sua largura, porque se for esse o caso, isso significa que provavelmente cabem no teto sem cortar, com alguns ajustes.
Meça seus ladrilhos de borda. Com a medida de largura que você determinou na primeira etapa, meça cada ladrilho para corte, usando um quadrado de engenheiro ou uma régua. Subtraia 0,13 de polegada para que a placa não fique firme quando instalada (e para facilitar a instalação de painéis ou outros revestimentos no teto). Marque a linha com um lápis.
Ajuste de superfície plana
Marque uma linha no ladrilho. Coloque o ladrilho em uma superfície plana adequada para o corte. Usando uma régua, marque uma linha no ladrilho bem na marca do lápis. Use um movimento de serra e tente não fazer o ladrilho desmoronar.
Corte com uma faca. Usando uma faca com lâmina afiada (lâminas de faca cegas com o tempo, então use uma lâmina nova), corte a linha marcada, usando a régua como guia. Você pode virar o ladrilho para cortar uma linha na outra extremidade.
Quebre o ladrilho. Com um corte profundo o suficiente, você pode quebrar o ladrilho em dois. Limpe as bordas com o canivete e tente colocar o ladrilho em seu suposto lugar no teto para ver se ele vai caber.
Ladrilhos cortados anteriormente
Você pode usar ladrilhos cortados anteriormente como um guia para marcar e cortar os outros ladrilhos.
Algumas precauções de segurança:
Use óculos de proteção e luvas ao manusear placas de forro, pois elas podem desmoronar e a poeira pode irritar seus olhos e pulmões. Além disso, se você estiver consertando placas de forro instaladas antes da década de 1970, tome cuidado com o amianto. Você pode ter que consultar o escritório local da EPA sobre como testar o amianto e como lidar com isso se achar que seu teto contém o produto químico. O amianto é cancerígeno e deve-se ter cuidado ao trabalhar com ele.