Você pode usar uma pistola de ar quente, água fervente ou produtos químicos que podem remover a cola.
Pisos de linóleo geralmente têm cola para fazê-los grudar no chão por longos períodos. A cola no linóleo não é fácil de tirar por causa de sua formulação pegajosa, que é projetada para segurar o tapete. Existem muitos métodos disponíveis para remover essa cola em particular. Você pode usar uma pistola de ar quente, água fervente ou produtos químicos que podem remover a cola. O método natural que usa pistola de ar quente e água é seguro para sua saúde, mas você precisará ter cuidado ao usar produtos químicos na limpeza da cola. Alguns produtos químicos são perigosos para a saúde se usados sem cuidado.
Limpadores químicos de cola
As dicas a seguir incluem produtos de limpeza de cola naturais e químicos para uma limpeza adequada.
Método natural ou método químico? Decida qual dos dois você usará. O método natural é seguro, mas leva tempo para remover a cola. O método químico pode ser prejudicial à saúde se usado incorretamente, mas torna a limpeza da cola fácil e rápida. Ambos os métodos são opções práticas, eles limpam a cola deixada pelo linóleo então escolha o método certo que você achar melhor.
Pisos de linóleo geralmente têm cola para fazê-los grudar no chão por longos períodos.
Método natural:
Aplique calor na cola de linóleo para torná-la macia. Use uma pistola de ar quente para aquecer o chão. Você também pode molhar o chão com água fervente.
Coloque uma toalha no local antes de aplicar água quente ou fervente. Este método ajudará a molhar o chão e a controlar o fluxo de água. Depois de fazer isso, aguarde 2 minutos antes de remover a toalha. A cola aquecida fede, por isso saia da sala antes de raspar.
Após 2 minutos retire a toalha para começar a raspar a cola. Use um equipamento de raspagem ou qualquer ferramenta que possa ajudá-lo a remover a cola aquecida. Se houver partes não aquecidas no chão, reaqueça-as e raspe-as até que as cola de linóleo sejam removidas.
Use uma pistola de ar quente para aquecer a superfície do piso coberta com cola. É uma alternativa para ferver água. Depois de aquecido, passe a cola macia com ferramentas de raspagem. Assim como no processo em água fervente, reaqueça a superfície que não está aquecida e retire a cola de linóleo.
Método químico:
Se o seu piso for de madeira, verifique o rótulo do produto químico se é seguro para o seu piso. Leia as orientações ao usar o produto. Siga a quantidade adequada indicada na aplicação do produto. Um produto químico chamado Goo Gone está disponível no mercado para cola de linóleo. Se o seu piso for de vidro ou porcelana, você pode usar um removedor de esmalte para remover a cola.
Aplique ou borrife o produto químico na parte colada do piso. Após a pulverização, espere alguns minutos antes de esfregar com uma toalha ou pano. Existem outros removedores de cola que precisam de muito tempo antes de esfregar. A espessura da cola também pode afetar o tempo necessário para que o produto químico faça efeito. Você também pode aplicar acetona ou solvente para remover a cola para ladrilhos de linóleo. No entanto, esse processo é ruim para a saúde por causa do odor de produtos químicos combinados. Saia da sala antes de raspar a cola e volte depois que o odor evaporar. Raspe a cola amolecida com ferramentas de raspagem ou use lixa, papelão ou jornal velho.