Andar descalço pelo quarto, sem se preocupar em adquirir calosidades ou sujeira, é um dos maravilhosos benefícios de ter um carpete. Ao mesmo tempo, um tapete pode adicionar estética e estilo a um ambiente. No entanto, há momentos em que alguma coisa acidentalmente derrama no carpete, o que elimina esses benefícios. Uma das piores substâncias que podem derramar no carpete é a cola. A cola pode endurecer e aderir às fibras do tapete, dificultando a sua remoção. Felizmente, existem dicas comprovadas para remediar a situação.
Raspagem. Assim que a cola atingir o chão, não espere que ela endureça antes de removê-la. Pegue uma faca afiada rapidamente e raspe-a o mais rápido possível. Se a cola endurecer, pode ser necessário mais do que uma faca para removê-la. Se a cola endurecer rapidamente, use uma faca para raspar o excesso de gotas de cola ao redor do derramamento principal.
Absorvente. Outra forma de obter cola fresca do seu precioso carpete é usar uma toalha de papel ou pano e começar a esfregar na cola com o objetivo de absorvê-la na toalha e longe do carpete. Lembre-se de que isso só tem efeito se a cola ainda estiver fresca e viscosa. Depois que a cola endurece, ela perde sua capacidade de aderir a novos materiais.
Esfregar. Quer a cola tenha endurecido ou ainda esteja fresca, pegue um pequeno pedaço de pano umedecido com vinagre branco. Esfregue a cola vigorosamente. A acidez do vinagre ajudará a desestabilizar as qualidades adesivas da cola, afrouxando sua aderência ao carpete. Isso deve ser feito mesmo se as duas primeiras opções funcionarem na remoção de uma grande quantidade do derramamento, pois definitivamente ainda haverá vestígios de cola deixados nas fibras do carpete. Certifique- se de enxugar o pano com mais vinagre após alguns minutos de esfrega. Repita o processo duas a três vezes para ter certeza de remover a maior parte da cola.
Encharcando. Depois de esfregar, derrame um pouco de água na área do derramamento e deixe-a de molho por alguns minutos. A água irá soltar quaisquer vestígios de cola que grudem na fibra. Água morna é sua melhor aposta para isso.
Corte. Às vezes, você não consegue remediar o derramamento acidental a tempo e a cola endurece. Se isso acontecer, você pode optar por cortar apenas a camada superior do carpete onde a cola aderiu. Use uma tesoura para isso. Lembre-se de que isso só é eficaz se o carpete for grosso com fibras longas saindo. Cortar a camada superior removerá um grande pedaço de cola que não penetrou no carpete.
Passar roupa. Outra forma de remover a cola é aquecê-la até que se transforme novamente em um estado líquido. Cubra o derramamento com um pano fino e passe um ferro aquecido sobre o pano com o objetivo de aquecer a cola que fica embaixo. Isso liquefaz a cola e a transfere para o pano. Este processo é um método muito eficaz para remover gotas de cola de um bastão de cola usado em uma pistola de cola.
Foi comprovado que esses métodos removem qualquer tipo de cola de praticamente qualquer tipo de carpete. Mesmo as colas que se gabam de um adesivo forte e de secagem rápida não terão a menor chance.