O bom do piso de madeira é que é tão fácil de consertar que só precisa de manutenção. Arranhões e marcas de arrastamento são difíceis de evitar, especialmente em áreas de tráfego intenso, e podem arruinar o acabamento do piso de madeira. Uma solução para reduzir ao mínimo os arranhões e arranhões é colocar um capacho ou tapete na frente das áreas de tráfego, como as portas. Poeira e sujeira, por menores que sejam, ainda podem causar danos ao seu lindo piso de madeira. Eles são como lixas, arranhando o chão. Portanto, minimize os riscos esfregando o chão com um esfregão úmido.
Para consertar os arranhões, você mesmo pode retocar o piso de madeira. Siga as etapas abaixo para dar um retoque ao seu piso de madeira, como um profissional:
Tente esconder primeiro os arranhões. Para esconder arranhões, você pode usar um stick de retoque. Se a ocultação não for bem-sucedida, use uma caneta de feltro para retocar. Contém tinta para madeira, que, se usada na madeira, pode fornecer uma boa camuflagem.
Determine o acabamento do piso de madeira. Antes de aplicar ou fazer qualquer coisa, identifique primeiro o tipo de acabamento que possui. Para fazer isso, escolha um ponto riscado no chão, que está parcialmente escondido e, em seguida, aplique um removedor de esmalte à base de acetona nele. Se o acabamento sair, pode ser verniz, goma-laca ou cera. Caso contrário, é poliuretano. Você precisa fazer isso para que possa aplicar o retoque correto no chão.
Remova as marcas de embaralhamento. Para pisos encerados, borrife com limpador à base de vinagre e deixe-o penetrar.
Limpe o chão. Usando uma lã extrafina de grau 0000, limpe suavemente o chão com ela. Deixe secar.
Buff it. Pulverize cera líquida ou aplique cera em pasta no chão. Limpe-o com um pano macio e seco.
Use uma borracha de lápis se o revestimento for de poliuretano. Em pisos com acabamento superficial, ou o que é comumente conhecido como acabamento de poliuretano, você pode usar uma borracha de lápis para remover marcas de embaralhamento. Os poliuretanos são resistentes à água e duráveis. Eles formam uma camada protetora no piso, que requer menos manutenção.
Refaça se o reparo for perceptível. Apesar dos retoques para os arranhões e marcas de desgaste, se o reparo for perceptível, você não tem outra escolha a não ser repintar toda a laje afetada. Use lixa ou lã de aço para remover suavemente o acabamento sem danificar as tábuas do piso adjacentes. Mas deve ser mais estreito do que a largura da placa do piso. Quando terminar, você pode aplicar o acabamento antigo. Se for poliuretano, escove o chão com poliuretano usando um rolo ou uma escova pequena. Tenha cuidado para não danificar as outras placas. Deixe secar por três horas, dependendo da marca. Se o acabamento antigo for cera, aplique a cera em pasta do mesmo tom com um pano macio. Não importa se você vai para fora da placa do piso afetada. Após 30 minutos, simplesmente lustre o local acabado com um pano macio e seco.
Venda cores correspondentes
Você pode entrar em contato com os fabricantes de pisos com acabamento de fábrica para obter um kit de reparo de acabamento. Eles vendem cores correspondentes, então você não terá problemas para encontrar uma combinação sua.