Cortinas que filtram os raios do sol ou iluminam a sala em um dia sombrio com certeza parecem brilhantes e atraentes. Mas sem uma haste, esse tipo de ornamento não se sustenta. Um varão de cortina pode não contribuir para a estética de uma casa, mas ajuda no fundo. Deve ser instalado corretamente. Se é a primeira vez que conserta uma haste no parapeito de uma janela, aqui vai algo que vai te ajudar.
Decida a localização de sua vara. Existem dois locais onde você pode definir a haste: a parede ou dentro da moldura da janela. Se a parede for o seu lugar, você precisará usar um par de ganchos de parede oca ou pregos de concreto. Se você escolher a moldura geralmente de madeira para pendurar sua haste, você terá suportes ou pregos para escolher. Os suportes são geralmente aparafusados nas bordas do peitoril da janela. Mais tarde, você terá que fazer um furo para esses parafusos.
Meça o comprimento da haste. Determine a extensão da haste levantando-a até a parede. Desta forma, você saberá a que distância os colchetes devem estar. Avalie também a altura que a haste deve ter. Deixe uma margem de sete a quinze centímetros acima do topo da janela ou dependendo de sua preferência. Use um nível de linha para determinar se a haste está nivelada.
Marque o seu lugar. Coloque uma marca de luz em cada um dos pontos na parede ou moldura da janela onde os orifícios para os parafusos serão feitos. Certifique-se de que as marcas podem ser facilmente apagadas ou cobertas pelos parafusos. O lápis é a ferramenta perfeita para isso. Não faça marcações muito pesadas nas áreas onde irá colocar os pinos.
Fure as ranhuras dos parafusos. Crie orifícios que não sejam muito profundos na parede ou na moldura de madeira. Eles devem ser rasos, mas não muito para que a estabilidade dos parafusos seja comprometida. Faça um furo nas marcas de lápis feitas no local de sua preferência.
Aparafuse os parafusos às vigas. Esses artigos geralmente vêm com a vara. Eles vêm como um pacote. Às vezes, você precisa verificar se o fabricante incluiu pinos e parafusos em seu kit de produtos. Caso contrário, você deve comprar um conjunto separado que se ajuste à haste. Você precisa saber disso para economizar tempo, dinheiro e energia indo e voltando da loja de ferragens. Quando os materiais estiverem completos, comece a aparafusar os suportes. Segure a haste até o nível dos suportes. Insira ambas as extremidades nos suportes.
A instalação bem-sucedida das hastes da cortina pode ser feita seguindo estas diretrizes simples e fáceis de seguir. Na verdade, é um acéfalo, mas lembrar os fatos o ajudará a se tornar melhor no que faz. Se for a primeira vez que você faz isso, as etapas são tão fáceis de seguir que você não se perderá no processo. Definir as hastes de maneira adequada ajuda a realçar a beleza de uma cortina ou a atratividade de uma cortina, pois quando as hastes ficam altas, as cortinas fluem livremente. E é daí que vem a beleza desses enfeites.