Velas são ótimas para melhorar o humor em qualquer cômodo da casa, mas aquelas que pingam cera no chão ou nos móveis podem criar problemas de limpeza significativos.
O primeiro passo para deixar uma vela sem gotejamento é lembrar que todas as velas funcionam sob o mesmo princípio: O calor do pavio aceso, que sempre é feito de um material muito poroso, geralmente algodão, derrete a cera da vela. A cera da vela assim derretida é absorvida por ação capilar subindo pelo pavio, onde é queimada pela chama. Um equilíbrio deve ser alcançado entre o diâmetro do pavio e o diâmetro da vela. Se o pavio for muito grande para o diâmetro da vela, a vela queimará muito rapidamente e com uma chama esfumaçada. Muito pequeno e a cera líquida acumulada pode extinguir a chama ou causar gotejamento.
Vela sem gotejamento
Um método antigo de deixar qualquer vela sem gotejamento é deixá-la de molho por um dia inteiro em água salgada. As proporções pedem cerca de uma colher de chá de sal por xícara de água, com água suficiente para cobrir a vela completamente.
Mesmo com uma vela devidamente balanceada do fabricante, é importante seguir algumas regras básicas para ter certeza de que mesmo uma vela sem gotejamento queime sem gotejamento. Para queimar com eficiência, é importante que a vela permaneça o mais vertical possível. A vela deve ficar perfeitamente reta e imóvel enquanto é acesa. Desvios desta posição resultarão em queima irregular e aumentarão a probabilidade de gotejamento. A sala também deve estar livre de correntes de ar, pois mesmo a mais leve brisa pode perturbar o equilíbrio entre a cera e a chama e potencialmente criar gotejamento.
Vela delgada sem gotejamento
Os próprios fabricantes de velas usam várias técnicas para deixar suas velas sem pingar. Uma vela alta e delgada sem gotejamento é feita usando um pavio mais grosso e, portanto, mais absorvente. Esses pavios são absorventes o suficiente para aspirar a cera derretida e queimá-la antes que ela acumule um volume suficiente para pingar. Essas velas têm uma chama que é sempre visível no topo da vela.
Velas mais espessas e sem gotejamento em forma de pilar são feitas pela combinação de pelo menos duas formulações diferentes de cera: uma cera macia de baixo ponto de fusão no núcleo, cercada por uma cera mais dura de ponto de fusão superior na parte externa. O efeito é que a vela queima sem pingar no centro da vela, enquanto a parte externa da vela permanece intacta. Essas velas têm chamas que não são facilmente visíveis, uma vez que estão dentro da vela.