Como fazer uma cabeceira acolchoada para uma cama?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 3 min de leitura
O acolchoamento das cabeceiras tem duas funções, a saber, primeiro, uma peça decorativa e, segundo, proteção para sua cabeça, se você acidentalmente a bater na cabeceira. Esta não é uma invenção nova e as camas têm essa função de design há centenas de anos, portanto, se você vir uma cama sem uma, é que alguns fabricantes de camas optaram por não incluí-la. Para adquirir uma, é claro que basta comprar a cabeceira ou comprar uma cama nova com a cabeceira já instalada. No entanto, isso será caro. No entanto, você pode fazer você mesmo e economizar um pouco de dinheiro. Aqui está como fazer uma cabeceira acolchoada para uma cama:
Adquira os materiais. Os materiais mais importantes são a espuma do estofamento, rebatidas (poliéster ou algodão), tecido e madeira compensada. Você também precisará de uma pistola de grampos, serras, tesouras, lápis, papel e suportes embutidos (se necessário). Só comece quando você tiver todos os materiais necessários à sua disposição.
Planeje o design. A primeira coisa que você deve fazer é planejar seu pequeno projeto do-it-yourself antes de começar a cortar coisas e prender as peças. Decida se deseja fixá-lo na cama, na parede ou apenas operá-lo em uma cabeceira existente. Que tipo de tecido você quer usar e que tipo de visual você está procurando? Um bom plano o ajudará a ser mais eficiente.
A base e a tampa. Depois de descobrir o que deseja fazer exatamente, você precisa preparar a cabeceira da cama antes de prender o acolchoamento. Se você estiver usando uma cabeceira vazia existente, não há muito que você possa fazer. Apenas certifique-se de que esteja limpo, tenha um bom acabamento e uma superfície uniforme. Se for cortar sua própria cabeceira, faça as devidas medidas, levando em consideração a cama, a parede e o forro. Corte no comprimento, largura e altura desejados e lixe bem. Aplique adesivo em spray para que você possa colocar a espuma de estofamento em cima dele. Certifique-se de prendê-lo corretamente e de que as duas superfícies estão se tocando completamente.
A cobertura. Para o revestimento, você precisa pegar seu tecido e rebatidas de poliéster e encaixá-los. Certifique-se de que o tecido seja um pouco maior que o enchimento, pois será necessário esticar sobre ele, o estofamento e a cabeceira da cama.
Montando a coisa toda. Você deseja alinhar todas as peças corretamente, com tudo centralizado corretamente. Peça ajuda se precisar prender o tecido e rebatidas em uma cabeceira vertical, no entanto, colocá-lo em uma superfície plana torna as coisas infinitamente mais fáceis. Você precisa dobrar o tecido sobre tudo e grampear bem na parte de trás da cabeceira da cama. Certifique-se de que tudo está uniforme e tenso. Esta é uma parte complicada, então antes de você começar a aplicar os grampos, tudo está como deveria estar.
Fazer sua própria cabeceira acolchoada exigirá um pouco de carpintaria, dependendo de quão complexa você deseja que a cabeceira seja. No entanto, tudo que você precisa fazer é estar comprometido, focado e pronto para trabalhar e você deve fazer tudo certo.