O laminado é uma superfície de bancada durável e barata que tem várias cores e estilos. Seja construindo uma superfície de trabalho de mesa ou armário de cozinha, o laminado de plástico é fácil de construir se você usar os materiais e ferramentas adequados. Abaixo estão as etapas e guias sobre como colocar laminado em bancadas.
Coisas que você precisa para colocar laminado em bancadas. Você precisa de lixa, aspirador de pó, fita métrica, laminado, cimento de contato, canivete, rolo em J, roteador com broca laminada, fita adesiva e tarugos de madeira.
Planeje seu projeto com cuidado. Escreva e desenhe suas idéias em um papel milimetrado. Faça anotações sobre o projeto para que você possa rastrear ideias facilmente.
Selecione um acabamento e tipo para o seu material. Você tem opções ilimitadas, desde motivos de pedra até madeira realistas e cores sólidas. Todos os materiais possuem acabamentos brilhantes e lisos, ou texturizados e gofrados. Decida seu acabamento preferido e digite duas semanas antes de fazer seu projeto para que você tenha tempo de se preparar se houver uma mudança repentina de preferência.
Escolha o seu material preferido onde irá fixar o seu laminado. MDF ou placa de fibra de densidade média e madeira compensada são materiais comuns para substrato laminado. Cada opção tem suas desvantagens e vantagens.
Aqui estão algumas dicas entre os dois para ajudá-lo a decidir. A madeira compensada é muito durável e mais leve que a placa de fibra. Você pode comprá-lo em várias espessuras, de 0,60 cm a 1,90 cm. Suas folhas são geralmente dimensionadas em 4 x 8 metros. Faça um pedido especial de seu fornecedor local se precisar de folhas mais longas. O compensado com cola externa tem mais resistência à umidade.
Por outro lado, as placas de MDF são menos sujeitas a deformação porque não possuem granulação direcional. Sua superfície é mais densa, por isso absorve melhor a cola do que o compensado. A cola também não seca rapidamente. Placas de fibra são geralmente mais baratas do que compensados de madeira nobre lixada.
Selecione um tipo de laminado de plástico. Faça uma pesquisa para a marca mais acessível com material da mais alta qualidade. As folhas laminadas de plástico têm 49-152 centímetros X 12 metros. No entanto, você pode comprar um corte para atender às suas necessidades.
Combine o laminado de plástico com seu cimento de contato preferido. Para economizar tempo, prefira o laminado com cola termofixa já aplicada no verso da folha.
Compre rolo de pintura ou pincéis descartáveis. O rolo de pintura deve ter um cochilo fechado para que você possa espalhar a cola facilmente.
Reúna seus materiais. Corte a madeira compensada ou MDF. Aumente-o ligeiramente se for criar um projeto de ajuste para que possa rabiscar e apará-lo para caber. É importante se você estiver encostando em duas paredes ou em uma parede adjacente, pois você pode não atingir um ângulo de 90º.
Rasgue uma tira de madeira compensada. Deve ter 5 centímetros de largura. Certifique-se de que as bordas estejam alinhadas e quadradas. Se necessário, lixe para obter um ajuste perfeito.
Corte seu laminado. Deixe uma sobreposição de 0,60 cm para que você possa apará-la para ajuste.
Coloque a madeira compensada em um conjunto de cavaletes. Em seguida, posicione a folha cortada laminada em sua bancada, de baixo para cima. Aplique a cola. Tenha cuidado para que o laminado e o compensado sejam mantidos limpos.
Escove ou role o cimento de contato no laminado e na parte de trás da madeira compensada. Tenha cuidado porque o excesso de cola pode causar uma saliência ou covinhas na superfície polida.
Deixe o adesivo secar até que desapareça a aparência úmida e brilhante. Levante o laminado com cuidado e coloque-o sobre a madeira compensada. Alinhe-o com cuidado.
Pressione a superfície do laminado com um pano macio. Trabalhe do centro para fora para evitar a formação de bolhas e fivelas.
Corte as peças laminadas para a faixa da borda. Em seguida, cole-os em cada borda exposta. Aplique cimento nas bordas do compensado e no verso do laminado. Deixe secar bem.
Use uma tupia que tenha uma broca de aparar laminado para que você possa laminar em excesso. Limpe as manchas de cola antes de encaixar a bancada na posição adequada.