Como remover e substituir uma torneira de banheiro?
Manuel Padrão Filho
• 4 min de leitura
Quando se trata de remover e substituir a torneira do banheiro, você realmente não precisa dos serviços de um encanador profissional. Os encanadores cobram um braço e uma perna pelo trabalho que você pode fazer sozinho. Tudo que você precisa são as ferramentas adequadas e conhecimento técnico suficiente para fazer o trabalho.
Reúna suas ferramentas e materiais. Você precisa de uma nova torneira, chave inglesa, alicate, lanterna, massa para encanador, fita de Teflon, trapos de limpeza, balde e óleo lubrificante.
Pare o fluxo de água. Encontre as válvulas de corte. Se houver água quente e fria fluindo, certifique-se de desligar as duas válvulas. Abra as torneiras para ver se a água parou de fluir.
Retire as linhas de abastecimento. Usando uma chave inglesa ou um alicate, remova as linhas de abastecimento que vão para a torneira antiga. Caso a porca ou parafuso não se movam, use um pouco de óleo lubrificante para soltar as peças presas. Seu balde deve ser posicionado sob o ralo para que o excesso de água possa ser recolhido pelo balde. Retire as linhas de abastecimento que se conectam às válvulas de corte. Em caso você pretende usar as mesmas linhas de suprimento, você deve anexar-los para a nova torneira antes de prosseguir para a próxima etapa.
Remova todos os fechos entre a torneira e a bancada. Caso os fixadores estejam presos, use um pouco de óleo lubrificante. Retire a alavanca pop-up e remova a torneira velha. Limpe as bancadas. Remova qualquer massa de encanador ou junta na parte superior e inferior.
Retire o conjunto de drenagem. Esta é uma etapa opcional executada apenas se você estiver substituindo o conjunto p-trap. Use uma serra para cortar a montagem. Desaparafuse a porca encontrada sob o ralo antes de remover o conjunto de cima da pia. O conjunto de drenagem deve ser afrouxado da armadilha abaixo para que possa ser removido.
Limpe a pia. Antes de prosseguir, limpe toda a área da pia. Não se esqueça de limpar as conexões do encanamento.
Anexe a nova torneira. Se as mangueiras de abastecimento ainda não estiverem conectadas à nova torneira, faça isso primeiro. Em seguida, coloque um pouco de massa de encanador na base da torneira. Se sua torneira veio com uma gaxeta, você deve usá-la. Insira a torneira no orifício na bancada. Embaixo da pia, feche a torneira com uma chave inglesa ou um alicate. No caso de sua nova torneira ter um conjunto dividido, você deve conectar as válvulas primeiro à bica.
Conecte o conjunto de drenagem. Coloque um pouco de massa de encanamento sob a borda. Deslize isso dentro da montagem da armadilha. Aperte bem. Para testar se há vazamentos, despeje água na pia. Se houver vazamento, pode ser necessário adicionar mais massa de encanador. Depois de ter uma vedação apertada, retire qualquer massa de encanador extra da pia.
Coloque a montagem pop-up. O conjunto pop-up deve ser largado na pia primeiro, antes de prender a alavanca nele. Depois de prender o pop-up, prenda a alavanca que está conectada à torneira à alavanca pelo ralo.
Substitua as linhas de abastecimento. Conecte-os às válvulas quente e fria. Certifique-se de usar fita de Teflon suficiente. Aperte com um alicate ou uma chave inglesa.
Verifique as torneiras. Abra as linhas de água uma a uma para verificar se há vazamentos. Certifique-se de que a água quente e fria saia das torneiras corretas. Faça os ajustes conforme achar necessário.
A remoção e substituição de uma torneira de banheiro pode ser feita em menos de 2 horas. Antes de iniciar este projeto, certifique-se de que seus suprimentos estejam completos. Reserve um tempo para estudar a montagem da torneira para saber exatamente o que fazer.