Muitos do-it-yourselfers ambiciosos evitam soldar suas conexões de encanamento de cobre, por causa de tentativas anteriores frustrantes, medo de queimar sua casa ou alguma outra conotação negativa. Use as etapas a seguir para obter resultados profissionais.
Depois de se familiarizar com as várias conexões, você verá que sempre há uma extremidade macho de uma conexão (o tubo ou uma conexão onde um lado é do tamanho do tubo) e uma extremidade fêmea (a parte do "cubo" de um encaixe em que um pedaço de tubo se encaixa).
Sempre haverá uma extremidade masculina e feminina sendo soldadas juntas.
Se não for uma construção nova, você terá que drenar a água do sistema, ou pelo menos da proximidade geral da área em que vai montar sua nova instalação. Se houver água por perto, haverá vapor enquanto você aquece o seu baseado, o que tornará quase impossível para você fazer uma conexão estanque. O vapor pode soprar a solda para fora da junta e tornar muito difícil aquecer a junta o suficiente para fazer a solda funcionar.
Passo 2
Preparando o baseado.
Usando fita adesiva ou lixa de encanador, "limpe" a extremidade macho da conexão aplicando a lixa no tubo ou conexão que vai caber na extremidade fêmea do cubo. No tubo de 0,5" ID, 0,5" do tubo deslizará para o lado fêmea, portanto, limpe 0,75" da extremidade do tubo para que pareça muito brilhante.
Em seguida, usando uma escova de arame - ou para acessórios maiores, um pedaço de lixa enrolado em seu dedo - limpe o interior da extremidade fêmea da conexão, também fazendo com que pareça brilhante.
Pegando seu pincel de fluxo, mergulhe-o na lata de fluxo de ácido e, em seguida, aplique uma camada em ambas as pontas brilhantes, na parte externa do macho e na parte interna da fêmea.
Etapa 3
Aplicando a solda.
Desenrole cerca de 12" a 16" de solda do rolo e faça uma forma de "L" no final dele, de modo que a perna do L tenha 3" ou mais. Empurre as pontas macho e fêmea juntas e comece a aplicar o calor de seu da tocha ao cubo da conexão. O tempo que levará para atingir a temperatura necessária irá variar, dependendo do tamanho do tubo e do tamanho do bico de sua tocha, mas o tubo de 0,5" aquecerá em 10 a 15 segundos geralmente. Depois de aplicar o calor na junta por alguns segundos, você pode pegar sua solda e começar a tocar a extremidade dela na junta do lado oposto ao qual você está aplicando o calor.
Ao ajustar o dial em sua tocha, ajuste para uma chama azul clara cônica dentro da chama azul maior. Aplique a ponta do cone azul interno na junta, pois este é o ponto mais quente da chama.
Você deseja que toda a junta fique quente o suficiente para que a solda funcione com cobertura total. E a parte mais fria da junta ficará longe da fonte de calor, portanto, quando a solda começar a funcionar ali, ela estará quente o suficiente.
Passo 4
Limpe a junta.
Quando a solda se liquida, o fluxo a puxará para dentro do encaixe. Você pode inspecionar visualmente a solda enquanto ela corre ao redor da conexão. Pegue um pano dobrado ou enrolado e limpe ao redor da junta para completar o processo.
Se você estiver fazendo várias juntas próximas umas das outras, elas ficarão quentes o suficiente para que você limpe várias de uma vez em uma etapa, em vez de limpar uma e depois soldar e limpar a próxima.
Etapa 5
Teste para vazamentos.
Você pode fechar todos os seus stubouts em uma construção nova e aplicar um adaptador de um compressor de ar com um manômetro para testar seu sistema quanto a vazamentos, ou ligar a água e pressurizar para um teste de vazamento em uma reforma.
Etapa 6
Dicas:
O uso de boné, óculos e luvas é recomendado, mas ao trabalhar acima da cabeça, você também deve usar uma camisa de mangas compridas. Você pode se queimar com o fluxo aquecido pingando na pele desprotegida antes mesmo de começar a aplicar a solda.
Muitas vezes durante uma remodelação, abrir as sillcocks externas e levantar a alavanca aberta na válvula de alívio de temperatura e pressão (válvula T - P) localizada no aquecedor de água ajudará a drenar um sistema que parece pingar, pingar, pingar na junta que você está tentando soldar.
Se você tiver um problema de junta com vazamento no orifício do pino e problemas com água nas linhas, às vezes isso pode ser consertado focalizando a tocha bem no orifício do pino, amolecendo apenas um pouco da solda naquela área, em seguida, pintar a área com fluxo e repetir com mais calor e fluxo, conforme necessário. Você deve ser capaz de ver o funcionamento da solda para que haja uma junta sólida.
Normalmente, você encontrará algumas juntas que ficarão perto da madeira e há algumas coisas que você pode fazer para evitar um incêndio:
Pré-monte e solde uma junta em outro lugar seguro, em seguida, mergulhe-a em água para que possa tocá-la e deslizar para a área que estava perto do material combustível.
Aprenda a apontar sua tocha de forma que ela sopre na direção oposta à da madeira, mas ainda assim pegue uma parte da junta. Os profissionais usam um grande tanque de propano (6 a 7 kg) com uma mangueira longa conectada e uma ponta de tocha na extremidade da mangueira, o que lhe dá uma capacidade de manobra muito melhor para trabalhos próximos do que as garrafas menores de propano, onde a ponta é aparafusada no topo do fazendo com que tenha mais de trinta centímetros de comprimento.
Aqueça o cachimbo primeiro, longe da junta e da madeira a alguns centímetros de distância, depois vá direto para a junta depois de uns bons 15 segundos. Em seguida, comece a aplicar a chama o mais próximo possível da junta para fazer a solda funcionar, enquanto mira para longe da madeira o máximo possível. Tenha uma garrafa de água de esguicho à mão para molhar qualquer área suspeita de madeira que tenha ficado carbonizada ou em chamas.
Em algumas situações muito difíceis, os profissionais usarão um pano de cerâmica que pode ser deslizado entre o cachimbo e a moldura de madeira.