Existem muitas maneiras de ajudar os necessitados e os sem-teto. Uma das formas concretas e tangíveis de fazer isso é distribuindo seu próprio kit de higiene. Existem muitas organizações em que você pode recorrer para ajudá-lo a organizar o kit de higiene, patrocinar os materiais que estarão incluídos na embalagem e até mesmo ajudá-lo a distribuir o kit em abrigos e lares de desabrigados, em toda a cidade. Aqui estão os passos para montar seu próprio kit de higiene.
Obtenha patrocinadores. Se quiser aproveitar ao máximo seu esforço na montagem de um kit de higiene, você deve pedir o máximo de ajuda possível. A ajuda pode vir na forma de recursos ou força de trabalho. Além de seus amigos e familiares que podem ajudar na embalagem, você também deve obter suporte material de grandes estabelecimentos comerciais. Crie cartas de solicitação pedindo materiais específicos relacionados à higiene. A maioria dos supermercados e shopping centers está disposta a patrocinar um ou dois itens, como uma caixa de kits de barbear, embalagens de sabonete e outros materiais que constituirão a maior parte do seu kit.
Comida Higiênica. A parte mais importante do kit de higiene são os itens relacionados à higiene alimentar. Coloque utensílios de cozinha leves e reutilizáveis, como pratos, tigelas, garfos e colheres de alumínio. Existem alguns desinfetantes que estão disponíveis para utensílios de comida, que ajudarão a manter os garfos e colheres limpos. Caso contrário, você pode fornecer um pacote de sabão ou líquido para lava-louças. A higiene alimentar é muito importante, pois muitas pessoas podem contrair infecções por causa de utensílios de cozinha sujos. Você também pode incluir alguns itens comestíveis, como sopas instantâneas que só precisam de água quente. Lembre-se, entretanto, de que as sopas fornecem a maior parte dos alimentos que os sem-teto irão consumir.
Higiene pessoal. Certifique-se de que seu kit de higiene tenha algumas barras de sabonete, pasta de dente e escovas e um frasco de xampu. Você deve criar dois kits de higiene separados, um projetado para mulheres. Para kits de higiene feminina, inclua tampões ou absorventes higiênicos. Se você puder encontrar patrocinadores para roupas íntimas descartáveis, você também pode incluir isso em seu kit. Sabonetes também podem ser incluídos, para ajudar os pobres e desabrigados a manter suas roupas.
Primeiros socorros básicos. Tanto quanto possível, inclua itens de primeiros socorros no kit de higiene. Se você puder entrar em contato com uma farmácia local para patrocinar seu projeto, poderá incluir antissépticos, frascos de álcool isopropílico, remédios básicos como analgésicos e antipiréticos e curativos. A higiene inclui a desinfecção de feridas e picadas de insetos, o que é muito comum em pessoas que vivem nas ruas.
Embalagem e distribuição. Assim que todos os itens do kit de higiene estiverem preparados, você pode embalá-los em bolsas. Você pode usar sacos plásticos para embalar o kit. No entanto, bolsas e sacolas reutilizáveis são melhores, pois isso dará aos destinatários do kit de higiene algum lugar para armazená-lo e mantê-lo sempre à mão. As melhores bolsas para o trabalho são espaçosas, baratas, duráveis e à prova d'água. Esses sacos serão tão úteis para os destinatários quanto os kits de higiene. Assim que os kits forem preparados, você pode distribuí-los a várias organizações que ajudam os pobres e desabrigados. Você também pode entregar a mercadoria sozinho.
O Natal está quase a chegar, mas seja qual for a época do ano, uma doação de boa vontade na forma de kits de higiene é sempre apreciada por muitos que precisam destes úteis presentes.