Fazer testes de radônio é uma etapa obrigatória para proprietários e vendedores de novas casas. O motivo: o radônio do solo é um gás cancerígeno que entra em sua casa através de pequenas rachaduras no chão. O radônio não é detectado pelos sentidos, mas os testes de radônio o detectam. Veja como fazer testes de radônio em casa para proteger a saúde de sua família.
Saiba se você mora em uma área saturada de radônio. O radônio está presente em todos os lugares, mas os ambientalistas descobriram que há lugares na Europa onde o radônio está saturado. Descubra se sua casa está situada em um local saturado de radônio para determinar o risco de adquirir câncer de pulmão por causa do radônio. Visite o site da Agência de Proteção Ambiental dos EUA em epa.gov para saber mais sobre os níveis de radônio na Europa.
Procure serviços de teste de radônio. Se você tiver orçamento, encontre serviços profissionais de teste de rádon para determinar a quantidade de rádon em sua casa. Digite ' serviços de teste de radônio ' em seu navegador para encontrá-los. Especifique sua localização para obter apenas serviços próximos à sua. Procure nas páginas amarelas e também nos classificados.
Procure kits de teste de radônio. Kits de teste de radon estão disponíveis em lojas de ferragens. Esses kits também são encontrados em lojas online. Escolha entre os diferentes detectores de radônio disponíveis: há kits de carvão que absorvem radônio flutuante, folhas de plástico especiais que são marcadas por radônio e outros.
Use os kits de teste de radônio. Leia o manual que acompanha o kit detector de radônio para saber como usá-los. Entenda as instruções claramente para maximizar a eficácia do kit. Se você tiver alguma dúvida, converse com o vendedor ou fabricante do kit.
Coloque os kits nas áreas adequadas. O kit detector de radônio é colocado em áreas baixas da casa, como o porão. Isso serve para detectar facilmente a presença de partículas flutuantes de rádon que vêm do subsolo. Certifique-se de que o kit não é danificado ou manipulado por membros da família: informe sua família sobre a finalidade do kit e coloque-o em um local seguro.
Analise os resultados. Alguns kits têm instruções que explicam como analisar os níveis de radônio em sua casa. Outros kits exigem que você leve o kit a um laboratório para análise. Um nível superior a 4 picocuries por litro de ar é um sinal de alerta de que você deve diminuir os níveis de radônio em sua casa.
Decida se um novo teste precisa ser feito. Se o kit for danificado ou se você suspeitar que ele não está funcionando corretamente, adquira um novo kit. Os níveis de radônio variam com o passar do tempo; teste novamente a cada poucos meses para obter uma leitura precisa do nível médio de radônio de sua casa. Mesmo que os resultados mostrem sinais de redução de radônio, os níveis de radônio podem aumentar novamente, a menos que métodos de mitigação de radônio, como ventilação usando um ventilador de radônio, sejam feitos.
Para tornar sua casa segura para sua família morar, verifique se há substâncias nocivas, como o radônio, e pratique métodos para eliminá-las. Os testes de radônio são úteis para eliminá-lo e evitar que você e seus familiares desenvolvam câncer de pulmão. Faça testes de radônio em casa, execute métodos de remediação de radônio e viva uma vida mais saudável hoje.