Quer você goste de repintura de móveis ou apenas queira um acabamento exclusivo para o seu próximo projeto de artesanato, a pintura falsa é uma ótima opção. Isso dá personalidade à sua peça e é relativamente fácil de fazer! Use este guia para ajudá-lo a criar um acabamento de pintura falso antigo para seu próximo projeto pintado.
Passo 1
Decida a cor da sua tinta. Antes de criar seu acabamento de pintura falso antigo, você precisa encontrar a tinta que usará. Escolha uma cor que combine com a aparência antiga, como ouro escuro ou bronze. Dependendo do projeto que você deseja pintar, tintas pretas ou marrons escuras também podem funcionar. Certifique-se de que o tipo de tinta que você usa é o mesmo estilo da camada de base da peça que você está pintando (portanto, combine tintas à base de óleo com tintas à base de óleo e tintas à base de água com tintas à base de água).
Passo 2
Reúna suas ferramentas. Para criar uma aparência de acabamento falso antigo, você precisará das seguintes ferramentas:
Pincel largo
Tinta de revestimento de base
Pintura de revestimento antigo
Prato pequeno
Toalhas de papel (muitas!)
Pano de queda
Se estiver usando tinta à base de óleo, primeiro você precisará aplicar uma base de óleo transparente para que a próxima camada de tinta flua facilmente. Para tintas à base de água, você precisará diluir um pouco a tinta com um pouco de água. (As instruções sobre como fazer isso estão escritas abaixo.)
Etapa 3
Pinte a base. Agora que reuniu seus materiais de pintura, você está pronto para começar. Comece pintando toda a sua peça com uma camada de base (ou duas, dependendo de quão escura você deseja que a cobertura seja). Certifique-se de que está satisfeito com a cor. Caso contrário, remova-o ou tente adicionar uma segunda camada. Em seguida, deixe o revestimento de base secar completamente. A lata de tinta indicará quanto tempo sua marca de tinta específica precisa para secar.
Passo 4
Siga a camada de base com uma camada antiquing. Assim que a sua camada de base estiver completamente seca, você pode adicionar a camada antiga. Em um pequeno prato, adicione uma pequena quantidade de sua cor de tinta antiga. Misture um pouco de água (ou base de óleo transparente, dependendo do tipo de tinta) até que a tinta escorra bem e grude na borda do prato apenas um pouco. Você está procurando uma consistência de creme de leite fresco.
Quando a tinta tiver sido diluída corretamente, umedeça o pincel largo com água e bata algumas vezes para remover o excesso. Seu pincel deve estar úmido para o processo de antiguidade. Aplique uma camada espessa de sua cor de tinta antiga em uma pequena área de seu projeto, trabalhando para cobri-la completamente. Não perca nenhuma fenda! Agora, antes que a tinta tenha a chance de secar naquela área, use uma toalha de papel para limpar a mesma seção que você acabou de pintar. Você não está tentando empurrar a toalha nas rachaduras ou remover toda a tinta. Você quer deixar um pouco da cor da pintura antiga em sua peça pintada, pois é isso que cria o acabamento antigo falso. Em pequenos lotes, continue este processo até que você tenha pintado sua peça inteira. Molhe o pincel, pinte uma pequena área em sua peça e use uma toalha de papel para limpar o excesso de tinta.
Depois que seu casaco antigo estiver completamente seco, você pode adicionar uma ou duas camadas de verniz. Isso ajudará a garantir que seu acabamento de pintura falso antigo dure por muitos anos.