Como projetar uma sala de estar tradicional com um orçamento?
Nicole Norma Gusmão
• 4 min de leitura
As pessoas são atraídas pelo estilo decorativo tradicional por causa de sua sensação reconfortante de simetria, equilíbrio e ordem. Como esse estilo é tão popular e seus elementos definidores são adaptáveis, ele pode ser alcançado com um orçamento. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a projetar uma bela sala de estar em estilo tradicional com uma abordagem de baixo custo.
Passo 1
Misture tudo - estilos de móveis e tecidos
É fácil adotar uma abordagem econômica ao criar uma sala de estar de estilo tradicional, porque todas as peças não precisam ser perfeitamente combinadas ou projetadas como um conjunto de móveis. Por exemplo, as mesas finais podem ser diferentes umas das outras e / ou da mesa de centro. As cadeiras com encosto não precisam ser idênticas em forma ou tecido. Uma abordagem eclética significa que você pode incorporar achados de vendas de imóveis, lojas de antiguidades e lojas de remessa. Para manter a coesão, no entanto, escolha um fio comum que une as peças, como madeiras em tons escuros ou cadeiras elegantes de formato semelhante que podem ser visualmente conectadas com tecido e estofamento.
Ao escolher tecidos para tratamentos de janela, estofados, almofadas e almofadas de cadeira continue com uma mistura de padrões que são unidos pela cor e intensidade da cor. Os florais podem se misturar com tiras e mantas ou xadrez; na verdade, manter a 'regra dos três' em mente criará uma aparência eclética, mas coesa. Use três padrões na sala, como um floral com uma listra e um xadrez, mas reúna vários padrões da mesma cor. Certifique-se de que todos os seus padrões sejam da mesma escala - pequeno, médio ou grande. Não se esqueça de misturar texturas também. Brechós oferecem muitos tecidos charmosos em estampas, além de brocados e veludos de pelúcia.
Passo 2
Personalize móveis usados
Outra grande vantagem do estilo tradicional é que você pode transformar os achados do mercado de pulgas em um visual personalizado. Uma prancha de caça para uma parede longa pode ter um acabamento manchado e lascado, mas você pode pintá-la em qualquer cor de destaque que você escolher. Uma cadeira com linhas curvas elegantes pode ganhar vida nova com um pouco de tinta e tecido novo para a almofada do assento. No entanto, lembre-se de que com peças de mobiliário principais, como um sofá ou poltrona, o estofamento pode ser muito caro dependendo do tamanho da peça e de detalhes como pregas e pregas. Nesse caso, uma capa pode ser uma escolha mais econômica. Tecidos em tons profundos como azul marinho, verde salva, bordô ou dourado conferem um toque tradicional.
Etapa 3
Detalhamento tradicional
Existem algumas marcas de design comuns ao estilo tradicional que devem ser incorporadas em sua sala de estar:
• Emparelhamento e simetria: organizar acentos como lâmpadas, vasos, espelhos e arte de parede em pares dá a uma sala um ambiente tradicional e traz equilíbrio e simetria à sala. Coloque espelhos de parede comprida idênticos em cada lado do manto; par de furacões sobre castiçais de latão na mesa de centro ou coloque uma poltrona de cada lado de uma janela.
• Padrão Clássico: as salas de estar tradicionais têm padrões clássicos nas paredes. Papel de parede ou estêncil com designs tradicionais, como a flor de lis, podem ajudá-lo a conseguir o visual. A repetição de padrões de tecidos e estofados a outros detalhes ou decoração de parede cria um ambiente unificado.
• Acentos Clássicos: edite seus acessórios para opções clássicas elegantes, como um retrato em uma moldura bonita ou pintura de paisagem. Escolha entre os materiais tradicionais, como latão, cristal e vidro, prata, estanho e madeiras escuras.
• Guarnições tradicionais: faça com que as peças lisas pareçam sofisticadas trocando os puxadores de madeira lisos por cristal ou adicionando elegantes franjas de contas a um abajur. Pendure uma borla trançada em um ventilador de teto e embeleze um pufe ou poltrona de couro com acabamento em cabeça de prego martelado.