Saiba o que torna um rocker confortável e construído para durar
Realmente não há nada como uma grande cadeira de balanço. Não importa se você tem nove ou noventa anos, você sabe o que quero dizer. Um grande rocker embala você - ele o joga de volta para aquele ângulo onde a pressão deixa suas costas, o peso é afastado de seus pés, seus braços estão relaxados - e, bem, é uma sensação ótima. Uma cadeira de balanço transforma sua varanda ou pátio em uma sala ao ar livre - é como adicionar um quarto à sua casa por algumas centenas de dólares.
Um roqueiro cria uma atmosfera que retarda o tempo - relaxa você e seus convidados também - para aproveitar o precioso tempo que você tem no final do dia para refletir e relaxar. Minha avó tinha algumas cadeiras de balanço realmente ótimas em sua varanda - ela era uma verdadeira conhecedora de cadeiras de balanço - e estar em uma grande cadeira de balanço me leva de volta àquelas noites felizes tomando chá gelado e visitando amigos e familiares. Mesmo hoje, às vezes me encontro em um hotel que tem uma cadeira de balanço realmente ótima em um local realmente ótimo para ler, ou conversar, ou apenas ficar sentado quieto e pensando por um tempo.
Mas, você sabe, a maioria das cadeiras de balanço não são perfeitas. Agora, acho que você sabe o que quero dizer. Eles são todos muito bons - mas quando você está em uma cadeira de balanço perfeita, há algo realmente faltando quando você se senta em uma cadeira que não está bem certo. Talvez o assento seja muito alto - ou a parte de trás não inclinada para trás no ângulo certo. Às vezes, os braços não cabem em você, ou sua cabeça ou ombros batem nas ripas traseiras no lugar errado. Alguns assentos têm contornos perfeitos, outros fazem você se mexer procurando o lugar certo para sentar. Alguns guincham como um rato preso. Outros são frágeis ou leves e parecem desequilibrados quando você tenta balançar - enquanto outros quase não balançam.
Portanto, este artigo é sobre o que torna uma cadeira de balanço verdadeiramente perfeita. Quais são as características de uma cadeira de balanço realmente excelente que o satisfará totalmente e nunca o deixará com aquela sensação incômoda de que você não está totalmente relaxado?
E como diabos eu saberia de qualquer maneira? O que me torna um especialista? Uma pergunta justa. Já disse que minha avó, Elizabeth Poorman Moore, era um especialista em rocker. E ela estava. Ela nasceu em Katy, Texas, em 1917, filha de produtores de arroz, e eles sabiam o que significava trabalho duro, dias quentes e como relaxar aquela dor nas costas quando o dia terminava. Eles não tinham ar condicionado, então a varanda era onde eles iam para relaxar. Ela cresceu sabendo para que servia uma cadeira de balanço - por que foi inventada. Depois de se casar com um arquiteto que compartilhava sua apreciação por design de qualidade, ela abriu uma pequena loja de antiguidades finas, incluindo móveis e cadeiras de balanço. Ela também comprou um Stagecoach Inn original dos anos 1800 e o operou por mais de vinte anos como uma pousada de luxo. Milhares de pessoas perspicazes vieram e se balançaram.
Conheci design e móveis excelentes com meus avós, mas, depois de uma carreira em bancos e bancos de investimento nas décadas de 1980 e 90, comecei a projetar e construir cadeiras de balanço - não antiguidades, como minha avó - mas Rockers totalmente novos, que eu poderia fazer em qualquer padrão de aperfeiçoamento que eu pudesse pensar. Abri uma loja em 1992 em Houston, chamada Frontera Furniture Company, e vendi os roqueiros que fizemos em uma pequena fábrica na zona rural do Texas. Minha ideia era projetar a cadeira de balanço perfeita e, em seguida, fazer muitas delas e vendê-las a um preço razoável. Quanto mais eu conhecia meus concorrentes, menos medo deles eu ficava. Parecia que todos que faziam cadeiras de balanço faziam isso porque havia um mercado para elas - mas ninguém parecia estar ouvindo o cliente - parecia que ninguém estava perdendo tempo para fazer tudo certo; do jeito que você faria se realmente tivesse paixão e estivesse empenhado em fazer uma cadeira para você ou para alguém muito especial para você. Então foi isso que eu fiz.
Desde aquela época, vendi dezenas de milhares de cadeiras de balanço - não apenas feitas naquela fábrica, mas posteriormente feitas em outras fábricas sob contrato para mim, com algumas melhorias feitas no design a cada poucos anos. Minhas roqueiras foram compradas por jovens casais, velhos e novas mães. Conforme a notícia se espalhou, meus roqueiros embalaram estrelas do esporte, âncoras de notícias, prefeitos, governadores e até mesmo um presidente da Europa. Eles foram comprados por designers, arquitetos, pousadas, restaurantes e hotéis. Na última contagem, meus roqueiros estão em 41 países ao redor do globo, adicionando apenas um pequeno lugar especial em cada lugar que ocupam.
Então, o que torna a cadeira de balanço perfeita? Eu diria que os fatores-chave são conforto e força. Conforto é o que buscamos, mas é claro que força significa garantir que o conforto dure.
Conforto. Conforto significa muitas coisas para muitas pessoas, mas posso dizer que depois de 16 anos vendendo roqueiros para milhares de clientes exigentes, existem alguns aspectos-chave de conforto com os quais quase todos concordam e que o ajudarão a encontrar o perfeito cadeira:
Ângulo de inclinação. Um grande roqueiro se estabelece em um tom que tira o peso de sua espinha. Pessoas diferentes têm preferências ligeiramente diferentes para este ângulo, mas um bom rocker é construído com uma parte traseira inclinada para trás e corridas longas que proporcionam uma ampla variedade de ângulos sentados. A maioria dos roqueiros tem uma coluna traseira reta, mas inserida nos corredores em ângulo. Isso coloca tensões estruturais na cadeira e há um limite para o ângulo que você pode obter dessa maneira. Uma técnica de construção muito mais cara que melhora isso é um encosto em "ângulo de corte", que permite que a cadeira seja quadrada até o assento, e o espigão é então cortado em um ângulo para permitir um ângulo posterior maior do que é possível com um poste para trás reto. Na verdade, essa técnica nem mesmo é possível com a maioria das madeiras, já que cortar muitas madeiras em um ângulo reduz significativamente sua resistência e pode resultar em quebra das costas tanto no transporte quanto durante o balanço! Todo roqueiro tem um ponto de equilíbrio. O problema é que o ponto de equilíbrio muitas vezes não está longe o suficiente - o que significa que você tem que manter uma pressão constante com as pernas e pés para segurar o rocker longe o suficiente para obter o ângulo necessário para o conforto.Um ângulo de corte para trás fica muito mais perto desse ponto de equilíbrio, de modo que você pode chegar ao ponto de equilíbrio sem ter que empurrar muito para trás na cadeira de balanço. Isso faz uma grande diferença no conforto.
Assento e encosto contornados. Você já foi a um ótimo restaurante com cadeiras desconfortáveis? E a maioria dos aviões? Isso me surpreende todas as vezes, mas o fato é que nem todas as cadeiras são criadas iguais - e a razão mais comum pela qual uma cadeira é desconfortável é que o assento e o encosto não são contornados de uma forma que embala sua extremidade traseira em uma posição que leve estresse na parte inferior das costas. Parte desse trabalho é feito pelos contornos do assento, e o resto do trabalho é feito pelo contorno do encosto da cadeira. Um grande assento de cadeira é contornado em ambas as direções - ele terá um contorno em forma de "S" da frente para trás, e um contorno muito raso em "U" da esquerda para a direita. Um encosto de cadeira de qualidade terá um ângulo para trás começando logo acima da parte inferior das costas, e também terá um contorno em "U" da esquerda para a direita. É aí que os assentos dos aviões são tão desconfortáveis - a parte traseira tem a forma de "U" nas duas direções - e isso é proibido! Uma figura em U na direção vertical inclina-se em sua direção à medida que sobe por suas costas, exercendo pressão sobre elas e levando a uma tremenda fadiga nas costas quanto mais tempo você ficar sentado. O contorno custa muito dinheiro na fabricação de uma cadeira - e esse é um dos principais motivos pelos quais um bom contorno é raro.
Tamanho adulto completo. Aqui está o truque mais antigo no varejo: encolha seu produto um pouco para que você possa oferecer um preço mais barato. Isso acontece o tempo todo; um fabricante pode economizar muito dinheiro em materiais e frete encolhendo uma cadeira. As pessoas ficam muito entusiasmadas com a obtenção de um roqueiro por 74€ e depois perguntam-se porque não é tão fantástico como esperavam. Se você for pequeno, você pode querer um pequeno rocker, mas um rocker maior, se bem projetado, quase sempre se sente melhor e será melhor para seus convidados também.
Peso pesado. Em geral, uma cadeira de balanço pesada balança melhor e se sente melhor. A razão para isso é que você obtém impulso ao se balançar em uma cadeira pesada - um pequeno empurrão com os pés resulta em uma amplitude de movimento substancial que o embala e parece certo. Uma cadeira leve parece nada - você sente que está fazendo todo o trabalho - e você está. Compare algum dia e você saberá o que quero dizer.
Braços largos. Isso pode parecer insignificante, mas há uma verdadeira sensação de luxo de braços abertos. Quando você empurra de volta para a rocha, você deseja ter uma superfície ampla para apoiar-se, o que torna o balanço mais fácil. Mais importante ainda, um braço largo oferece mais espaço para encontrar o ângulo perfeito para o conforto de seus braços e cotovelos. Cada pessoa é um pouco diferente, então um braço estreito não "caberá" na maioria das pessoas e é muito improvável que ele lhe dê aquele ajuste perfeito.
Madeira que não estilhaça. Você só precisa aprender isso uma vez - ai! Rockers feitos de madeira barata desenvolvem lascas à medida que o grão se levanta com o tempo e a exposição aos elementos. Não é apenas um problema para seus braços e dedos - pode ser um problema caro para suas calças ou meias! Lascas de ripas de assento podem e vão arruinar suas roupas e seu dia.
Protetor de ripas de assento. Aqui está um recurso realmente raro que você precisa conhecer. Já mencionei como a madeira se estilhaça nas ripas dos assentos. Mas a coisa mais desconfortável sobre as ripas de assento é que elas geralmente ficam expostas às pernas na frente, resultando em algumas experiências bem nítidas quando você se senta ou se levanta. Mesmo quando as ripas foram laboriosamente lixadas, as bordas das ripas do assento são simplesmente desconfortáveis na parte de trás das pernas e prejudicam uma experiência relaxante de balanço. A melhor maneira de lidar com isso é com uma "proteção de ripas de assento", que alguns fabricantes adicionaram à frente de seus assentos. Este é simplesmente um elemento estrutural sólido e liso que se estende pela frente das ripas do assento para que suas pernas não sintam nada além de uma curva suave - e não as bordas das ripas. Também torna o assento e a cadeira significativamente mais fortes.
Um banquinho. Mencionei que a maravilha de uma cadeira de balanço é que ela tira o peso das suas costas e o coloca em uma posição relaxante. Mas o melhor ângulo para sentar depende do comprimento das pernas, da altura das costas, de onde os cotovelos tocam os braços, etc. Portanto, algumas pessoas se sentirão melhor em um ângulo de 20 graus, enquanto outras preferirão um ângulo de 30 graus na mesma cadeira. O segredo é um banquinho. Ao colocar os pés em um banquinho, você aumenta automaticamente o ângulo das costas - a quantidade de ângulo dependendo de quão perto você posiciona o banco. Além disso, manter os joelhos mais altos endireitará a parte inferior das costas e aumentará o conforto. Na verdade, com um banquinho, você pode atingir o ponto g da perfeição do balanço - que é a "experiência de gravidade zero". Talvez você tenha visto as novas e populares "cadeiras de gravidade zero"que simulam uma experiência de ausência de peso por uma combinação de abaixar o encosto da cadeira e levantar o apoio para os pés. Não é realmente uma invenção nova - em nossas salas de estar chamamos isso de poltrona reclinável La-Z-Boy - e, do lado de fora, o primeiro "zero-G" A poltrona foi popularizada pela Lafuma Furniture da França na década de 1940. De qualquer forma, você pode alcançar esse nirvana em uma cadeira de balanço simplesmente comprando um banquinho. Faça isso. Me agradeça mais tarde.
Força.
Tipo de madeira. A melhor maneira de economizar dinheiro está sempre com materiais baratos. Cadeiras baratas são feitas de madeira barata. Madeira barata não se sustenta. As madeiras mais baratas são as "madeiras macias", assim chamadas porque crescem muito rapidamente e suas estruturas celulares são mais simples e menos densas, levando a uma resistência menor na maioria dos casos. Meu filho de quatro anos aprendeu a quebrar uma tábua de pinho com as mãos no Tai Kwon Do - há um motivo para eles não usarem a nogueira nesse exercício. As madeiras duras crescem muito mais lentamente e, portanto, são muito mais caras para cultivar. Especialmente em uma cadeira de balanço, a força é extremamente importante. As ripas dos assentos são, por natureza, bastante finas e, portanto, precisam ser feitas da madeira mais resistente possível para durar muito tempo. Portanto, não compre uma cadeira de balanço feita de pinho, cedro ou sequoia - essas são madeiras macias. Mas mesmo as madeiras nobres não são criadas iguais.Muitos balancins são feitos de carvalho, freixo, faia, bétula ou "madeiras nobres mistas". Nenhum deles é à prova de intempéries (consulte a próxima seção), mas especialmente tome cuidado com qualquer coisa rotulada meramente como "madeira dura". Quase todos os rockers amplamente disponíveis hoje são feitos de "madeira dura", o que significa na prática que é feito de uma mistura de diferentes madeiras, todas envelhecendo de maneiras diferentes. Quando a umidade muda, como acontece em todas as estações e todos os dias, essas madeiras encolhem e se contraem de forma diferente, resultando em um afrouxamento gradual da cadeira. Essa cadeira forte e apertada que você traz da loja para casa pode ser uma cadeira frágil e solta em apenas um ano de uso normal por esse motivo.mas, especialmente, tome cuidado com qualquer coisa rotulada meramente como "madeira dura". Quase todos os rockers disponíveis hoje são feitos de "madeira dura", o que significa na prática que é feito de uma mistura de diferentes madeiras, todas envelhecendo de maneiras diferentes. Quando a umidade muda, como ocorre em todas as estações e todos os dias, essas madeiras encolhem e se contraem de forma diferente, resultando em um afrouxamento gradual da cadeira. Essa cadeira forte e apertada que você traz da loja para casa pode ser uma cadeira frágil e solta em apenas um ano de uso normal por esse motivo.mas, especialmente, tome cuidado com qualquer coisa rotulada meramente como "madeira dura". Quase todos os rockers disponíveis hoje são feitos de "madeira dura", o que significa na prática que é feito de uma mistura de diferentes madeiras, todas envelhecendo de maneiras diferentes. Quando a umidade muda, como acontece em todas as estações e todos os dias, essas madeiras encolhem e se contraem de forma diferente, resultando em um afrouxamento gradual da cadeira. Essa cadeira forte e apertada que você traz da loja para casa pode ser uma cadeira frágil e solta em apenas um ano de uso normal por esse motivo.como acontece em todas as estações e todos os dias, essas madeiras vão encolher e contrair de forma diferente, resultando em um afrouxamento gradual da cadeira. Essa cadeira forte e apertada que você traz da loja para casa pode ser uma cadeira frágil e solta em apenas um ano de uso normal por esse motivo.como acontece em todas as estações e todos os dias, essas madeiras vão encolher e contrair de forma diferente, resultando em um afrouxamento gradual da cadeira. Essa cadeira forte e apertada que você traz da loja para casa pode ser uma cadeira frágil e solta em apenas um ano de uso normal por esse motivo.
À prova de intempéries. Qualquer cadeira que for usada ao ar livre, mesmo em uma varanda coberta, deve ser à prova de intempéries se você espera que dure mais do que alguns anos. Os três inimigos dos móveis são os níveis variáveis de umidade, a água e a luz do sol.
Já mencionei como a variação da umidade faz com que a madeira se expanda e se contraia a cada dia e noite, e com as estações. Mesmo se você não tocar em uma cadeira, ela se soltará com o tempo, a menos que seja feita de madeira densa extremamente estável.
A penetração da água é muito prejudicial para a madeira não resistente às intempéries. A água entra em qualquer rachadura ou lacuna em sua cadeira e através de qualquer ponto fino ou lasca no acabamento. Quando a água penetra, ela penetra na madeira e começa a apodrecer. Isso faz com que as cadeiras fiquem pretas, especialmente perto das juntas, e é a razão pela qual cada cadeira de balanço não à prova de intempéries eventualmente terá sua corrediça quebrada imediatamente - e você não pode consertar uma coluna ou corrediça podre.
A luz solar quebra a estrutura celular da madeira e desgasta os acabamentos, mesmo as tintas "exteriores". Lembre-se - podemos colocar humanos na lua, mas ainda não fizemos uma pintura de casa que não precisa ser reaplicado a cada cinco a seis anos. A tinta não dura, então não cometa o erro de pensar que uma cadeira é à prova de intempéries só porque tem uma pintura externa. Uma vez que a pintura começa a se degradar, tudo o que importa é se a madeira por baixo é à prova de intempéries - e muito poucas madeiras o são. Teca e cerejeira brasileira são duas das madeiras impermeáveis mais adequadas para móveis. Ambas são mais caras do que as madeiras não resistentes às intempéries, mas valem a pena porque duram. Depois de substituir uma cadeira inferior pela primeira vez, você terá gasto mais pela sua segunda cadeira inferior do que gastaria comprando uma cadeira à prova d'água pela primeira vez. Para não falar do desperdício de jogar sua primeira cadeira em um aterro sanitário em algum lugar - que não é ecologicamente correto!
A teca é atualmente a madeira à prova de intempéries mais popular, embora seja muito cara porque a verdadeira teca vem apenas de lugares muito distantes, onde as árvores levam mais de 60 anos para atingir a maturidade. A propósito, não se deixe enganar por madeiras menores do leste da Ásia comercializadas como "teca", mas feitas de madeiras totalmente diferentes e inferiores. Um material cada vez mais popular para móveis à prova de intempéries é a cereja brasileira, que amadurece em apenas 30 anos e é na verdade mais dura e estável do que a teca e tem a vantagem de poder ser pintada, o que a teca não pode. Para mais informações sobre a cereja brasileira e a teca, consulte meu artigo "Sobre a cereja brasileira".
Técnicas de construção. As cadeiras são muito estressantes e precisam ser projetadas com mais cuidado do que qualquer outro tipo de mobília, ou podem se soltar ou quebrar. E nenhuma cadeira exige mais estresse que uma cadeira de balanço. Conforme você balança para frente e para trás em uma cadeira de balanço, você coloca enormes tensões de cisalhamento nas articulações, especialmente onde o assento e os braços se conectam aos postes dianteiro e traseiro. A maioria das cadeiras pode suportar esse estresse por um tempo - talvez meses ou anos. Mas poucas cadeiras podem suportar anos de uso, a menos que sejam feitas de madeira muito densa e construídas com muita atenção às técnicas de marcenaria de qualidade. Móveis finos são feitos com técnicas tradicionais de marcenaria de "encaixe e espiga", em que cada junta consiste em uma extremidade cônica forte que se estende para dentro de um orifício correspondente na peça receptora. As articulações principais são aquelas que conectam os postes às cavilhas (suportes horizontais) e que conectam os postes aos corredores. Em uma cadeira externa, existem certas juntas que também devem ser fixadas com cola à prova de intempéries e um parafuso de qualidade para minimizar o afrouxamento que ocorre com o tempo.Mas nem a cola nem os parafusos substituem a madeira de qualidade e as técnicas de construção.
Espessura das peças. Se a densidade e a resistência da madeira são um fator, então certamente a espessura da madeira é o outro. A principal coisa a observar em um rocker é a espessura das ripas do assento. A primeira coisa a ir em uma cadeira de balanço de baixa qualidade é uma ripa de assento quebrada - e tentar substituir uma ripa de assento quebrada irá desgastar e bater em você todas as vezes. Uma ripa quebrada e vai para o aterro com sua cadeira de balanço. Às vezes, um fabricante tentará compensar por uma madeira de qualidade inferior tornando as peças mais espessas para compensar. Devo dizer que aprecio o esforço, porque isso é útil. No entanto, isso não compensa totalmente e também resulta em uma aparência muito desajeitada e em uma cadeira que também não balança corretamente.
Peso por si só não é garantia de qualidade - mas muitos dos fatores que criam um grande rocker também criam peso - como madeira de lei densa de qualidade, postes e ripas grossas, tamanho adulto completo e outras coisas sobre as quais falamos. Talvez seja mais correto dizer que você deve tomar cuidado com um roqueiro leve. A maioria das cadeiras de balanço disponíveis nas superlojas pesa cerca de 20-11 kg, e você simplesmente não pode fazer uma cadeira de qualidade com esse peso. Eu tentei e aprendi essa lição muito cedo. Os rockers que fazemos agora têm entre 37 e 23 kg.
Resumo. Bem, nós conversamos muito sobre o que faz uma grande cadeira de balanço. Como a maioria das coisas na vida, a resposta não é simples, mas há uma grande recompensa em conhecer seu caminho ao comparar roqueiros para ter certeza de que terá o melhor que existe. Ao comprar, observe as características que mencionei acima e sente-se em todas as cadeiras com essas características em mente, enquanto restringe suas escolhas.
Depois de quinze anos em minha busca para criar o roqueiro perfeito, fiz o que acredito ser minha magnum opus. Depois de dois anos, ainda não encontrei nada que pudesse mudar para melhorá-lo - e isso nunca aconteceu antes - é uma sensação ótima. As pessoas que o compram me dizem que nunca estiveram em um rocker melhor. Eles compram um ou dois e depois voltam para comprar mais, e começam a dar para amigos e familiares em ocasiões especiais. Os hotéis estão escolhendo esta cadeira acima das outras que oferecemos. Chamei a cadeira de "The Independence Rocker" (muitos dos meus roqueiros foram nomeados em homenagem aos fundadores e princípios orientadores da Europa). Aqui está um link para esta cadeira de balanço.
Fiz uma parceria com uma forte fábrica de móveis de propriedade familiar usando maquinários de alta precisão para qualidade consistente. Escolhi Brazilian Cherry para que seja à prova de intempéries e possa ser pintada - está disponível em óleo natural, três cores pintadas, mais três acabamentos de pintura intemperizada e dois revestimentos de luxo interno / externo. Aumentei as proporções - um assento e costas largas, braços largos, costas altas e corredores longos. Eu incorporei contornos em todos os lugares em que devem ser fornecidos - em ambos os eixos do assento e nas costas. Usei um ângulo de corte para aumentar o ângulo traseiro e também dei um leve contorno da esquerda para a direita. Eu incluí uma proteção contra ripas de assento na frente do assento e uma peça estrutural extra na lateral do assento que adiciona resistência e melhora a aparência também. E eu fiz um banquinho correspondente para aquele efeito zero-G incomparável.
Todas essas considerações tornaram a construção significativamente mais cara, mas eu compensava comprando em grandes quantidades e não sendo ganancioso em nossas margens de lucro. Os custos de frete são uma grande parte do custo da mobília, e reduzimos esses custos criando uma cadeira "parcialmente montada" que vem em uma caixa relativamente plana, mas pode ser montada pela maioria das pessoas em cerca de 15-20 minutos. Aperfeiçoamos as técnicas de embalagem para proteger as peças contra danos dentro da caixa e usamos caixas de papelão ondulado de alta qualidade que protegem os móveis internos. É incrível quanto dinheiro você economiza ao fazer móveis que nunca quebram no envio ou são devolvidos - esses custos são uma grande parte da maioria dos móveis que você compra. Esta cadeira está disponível na Decor Europeana e Móveis Frontera com frete grátis e garantia de satisfação. Quer você compre esta cadeira ou outra, sei que ficará feliz em saber um pouco mais sobre o que torna o roqueiro perfeito antes de investir no último roqueiro que irá comprar.
Quando você se senta na cadeira de balanço perfeita, você obtém aquela sensação de felicidade que vem de saber que "não existe nada melhor do que isso". E seus convidados vão notar - eu vi os rostos de milhares de pessoas se iluminarem enquanto se sentavam em uma grande cadeira de balanço e sentiram aquela sensação - e essa sensação é uma ótima maneira de começar uma noite memorável com a família ou amigos em sua varanda.
Dicas rápidas:
Procure recursos de design que criam conforto - nos postes, braços, costas, assento, peso, equilíbrio e dimensões.
Pegue-o e sacuda-o - móveis fracos e frágeis não podem se esconder de você - e móveis baratos sempre custarão mais a longo prazo - sempre.
Insista em madeiras estáveis à prova de intempéries premium - materiais ruins geralmente se escondem sob uma bela pintura.