A seleção da cor da sala é uma das tarefas mais agradáveis, porém críticas, na reforma da casa. As cores podem afetar bastante o design, o espaço e o ambiente de toda a sua casa. Se você está em processo de mudar ou escolher a cor do interior de sua casa, pode aproveitar as dicas a seguir.
Selecione a cor que influencia seu humor. A cor é mais do que um esquema; é uma coisa pessoal. Você é atraído por uma cor específica por motivos que só você pode dizer. Embora seja uma preferência pessoal, pode influenciar seu humor e o de outras pessoas. Todos reagem às cores e essas reações variam à medida que cada indivíduo as interpreta de maneira diferente. Se você estiver selecionando uma cor para o ambiente, deve ser algo que desperte em você um clima desejável.
Para o seu quarto, pense em algo que o ajudará a relaxar ou dormir. Verde é geralmente considerado repousante para os olhos e é dito que aumenta o romance no quarto, então se você quiser melhorar o clima romântico em seu quarto, verde seria o ideal. Violeta e azul também são esquemas de cores favoritos que promovem descanso e relaxamento. Aplicar tons mais claros e suaves pode criar um ambiente propício para descansar ou dormir.
Enquanto você pensa no seu próprio humor para o seu quarto, você precisa levar em consideração o humor das outras pessoas quando elas vão para a sua sala. É claro que você tem liberdade para usar a cor de sua preferência, mas deseja que a escolha da cor do seu quarto seja agradável para todos. Opte por esquemas de cores toscanos ou cores quentes e amigáveis se quiser um interior confortável e convidativo. Use cores vivas e divertidas se você tem filhos ou hóspedes frequentes que amam a energia e a exuberância.
Considere a iluminação do seu quarto. Na hora de escolher uma cor para a decoração de interiores, é importante observar se sua sala possui ou não iluminação adequada. O seu quarto recebe raios de luz solar? Como seria a cor se suas paredes fossem expostas a muita luz solar ou a uma quantidade menor de luz? A pintura do seu quarto terá uma aparência diferente durante o dia e à noite e a intensidade da cor do seu quarto pode ser muito forte ou opaca, dependendo da iluminação.
Selecione os esquemas de acordo com o seu mobiliário interior. Você pode usar as cores existentes para ajudar a estabelecer seus esquemas. Você pode fazer combinações de cores ou obter idéias de seus tratamentos de janela, carpete, móveis e acessórios. Você também deve prestar atenção ao seu teto. Na maioria das vezes é um dado adquirido e geralmente acaba revestido de branco. Seu teto é parte do seu interior que representa o espaço. A cor que você aplicar a ele pode fazer com que pareça mais baixo ou mais alto.
Leia recursos de melhoria de casa e cores de decoração de interiores. Você pode obter muitas idéias de design e esquemas de cores para salas na Internet, em revistas e livros. Você pode usar tabelas de cores e simuladores de cores ao procurar a cor que melhor se adapta ao seu ambiente. Mesmo sem um designer de interiores, você pode fazer a reforma da casa com a ajuda de recursos adequados.
Novamente, a cor é um assunto pessoal. Você pode optar por seguir dicas de reforma, mas é sempre melhor conviver com a cor do ambiente que combina com seu gosto, seu estilo de vida e o de sua família.