Existem vários tipos de conduítes elétricos feitos de diferentes materiais, como plástico, metal ou fibra. Os conduítes de metal são comprovadamente mais duráveis e eficientes na proteção de fiação ou cabos elétricos. A fiação elétrica nem sempre será instalada em linha reta, então você precisa dobrar o conduíte para seguir a direção do fio.
Obtenha as ferramentas e equipamentos de que precisa. Compre um conduíte elétrico em seu hardware local. Em seguida, você precisará de uma fita métrica que usará para medir a área que o conduíte ocupará e o próprio conduíte. Ao comprar o conduíte elétrico, observe seu tamanho, pois isso determinará o tipo ou tamanho do dobrador que você usará. Um lápis será útil para marcar as medidas na área de superfície do conduíte. Compre um nível para verificar se a superfície ou solo em que você trabalhará é nivelado. Isso é importante para garantir que você fará um ângulo adequado na dobra.
Faça medições. Usando a fita métrica, meça ao longo da parede ou área que o conduíte ocupará e certifique-se de marcar onde as curvas ocorrerão. Você usará essas medidas para determinar o comprimento do conduíte elétrico necessário do ponto inicial ao final. Certifique-se de considerar as medidas da dobra na superfície, pois isso afetará o comprimento total do conduíte. Fazer uma dobra de 90 graus em um conduíte exigirá 6 a 20 centímetros de recolhimento ou curvatura, portanto, você precisa marcar as medidas na parede e no conduíte para ter certeza de cortar o comprimento correto.
Conheça as partes do dobrador. O dobrador de conduíte tem várias partes que você precisa saber. A vara longa é a alça onde você estará segurando. O apoio para os pés é onde você colocará o pé para ajudar na flexão. Você notará que na outra extremidade do conduíte dobrador há uma borda ou gancho semelhante ao recurso ao longo do apoio para os pés; é aqui que você coloca o conduíte. Haverá marcas no dobrador como uma flecha perto do lábio e uma estrela no meio do dobrador. Também haverá marcações de graus na lateral do dobrador para que você possa ver se fez uma dobra de 90 graus.
Use o dobrador de conduíte. Coloque o conduíte na borda ou parte do gancho do dobrador e certifique-se de que a seta esteja alinhada com a primeira marcação das marcas de recolhimento. Se você tiver feito as medidas corretas de recolhimento ou dobra, a estrela deve se alinhar no meio da dobra e o apoio para os pés se alinhará com a segunda marca de recolhimento. Use o nível para encontrar um local agradável no chão ou no solo; esta será a área de dobra. Segure a alça e coloque o pé no apoio para os pés e puxe a alça em sua direção, em seguida, coloque o peso sobre o pé para ajudar a dobrar o conduíte. Certifique-se de colocar pressão consistente para que o dobrador não deslize e faça com que o conduíte se mova das marcações. Você pode colocar o outro pé em parte do conduíte para impedi-lo de se mover. Depois de fazer uma boa dobra de 90 graus, você pode remover a dobra.
O conduíte elétrico pode ser difícil de dobrar, mas usar um dobrador de conduíte e um pouco de graxa de cotovelo o ajudará a fazer uma dobra de 30, 60 ou 90 graus.
Dicas rápidas:
Você pode fazer várias curvas com vários graus em um conduíte elétrico.