Você não precisa ser um nerd ou um engenheiro elétrico para construir seu próprio circuito eletrônico. Com tantos livros e sites por aí que fornecem designs de placa de circuito e o básico para alinhar suas placas de circuito com transistores, capacitores e resistores, sem falar no uso do ferro de solda para derreter o chumbo, pode ser virtualmente fácil e muito divertido criar seu próprio circuito eletrônico e dispositivo. Aqui estão algumas coisas que você deve saber para construir seu próprio circuito eletrônico. Quem sabe você poderá construir seu próprio computador de alta velocidade mais tarde.
Instale um aplicativo de design de circuito. Esteja você usando um PC baseado em Intel com Windows XP, Vista ou 7 como sistema operacional ou usando um Mac simples e elegante, existem aplicativos de design de circuito eletrônico que você pode usar para criar seu próprio design de circuito. Executar uma busca rápida no Google deve lhe render uma infinidade de opções, entretanto, usar o editor de layout Eagle da Cadsoft é provavelmente o caminho a percorrer. Você pode baixar o programa em cadsoft.de. Tenha em mente que a maioria desses tipos de programas nunca são gratuitos e exigem que você pague certas taxas, mas o editor de layout Eagle é freeware, por isso é a melhor escolha. Assim que o download for concluído, instale o software.
Comece a projetar. Usando o software, você pode criar seu próprio circuito eletrônico a partir do zero. Claro, você precisará saber um pouco mais do que apenas o básico para fazer isso. Em vez disso, vasculhe a web em busca de sites que permitam aos usuários fazer download de vários esquemas PCB comerciais nos quais você possa basear seu circuito eletrônico. Baixe um e imprima-o. Use o esquema para projetar o circuito em seu computador usando o editor de layout Eagle que você acabou de instalar.
Use as mesmas dimensões. Meça as dimensões de seus esquemas de PCB e use o mesmo espaçamento em seu projeto de circuito eletrônico. Isso incluirá o espaçamento entre resistores, capacitores, transistores e semelhantes.
Adicione ao design. Se você já conhece muito bem as placas de circuito e coisas do gênero, talvez queira adicionar certos aspectos e itens fora do domínio do esquema de PCB no qual baseou seu projeto. Trace isso no design. No final, imprima o design e use-o para criar sua placa de circuito.
Use uma tábua de pão. Depois de imprimir seu design, prepare uma tábua do pão e todos os pequenos itens para o seu design. Coloque o desenho impresso no topo da placa do pão e comece a colocar os vários pinos, resistores e capacitores através do desenho até a placa do pão. Conclua o design na placa do pão e agora você tem seu protótipo. A partir daqui, você já pode testar se o circuito vai funcionar e se as tensões estão corretas antes de finalizá-lo na placa de circuito real.
Assim que os testes forem bem-sucedidos, transfira o desenho para a placa para finalizar o circuito. Você provavelmente precisará de alguma ajuda neste aspecto, mas se for hábil em traçar as rotas do circuito e soldar os componentes na placa, você deve ser capaz de fazer isso de forma satisfatória por conta própria.