Se você gosta de atividades ao ar livre, acampar ou talvez apenas fazer uma bela festa de churrasco no quintal, você provavelmente usaria propano como combustível. O propano é um combustível que geralmente é mantido em tanques ou recipientes de metal. Eles podem ser instalados em fogões, churrasqueiras e outros aparelhos de cozinha especializados, de modo que você possa ter uma fonte portátil de combustível enquanto estiver fora de casa.
Como você pode esperar, o propano é muito volátil. Qualquer coisa que possa pegar fogo ou aumentar o fogo é considerada volátil ou um tanto perigosa quando não manuseada com cuidado. É por isso que é muito importante saber o que fazer e o que não fazer quando se trata de cuidar de seus tanques de propano. Veja como você cuida dos tanques de propano:
- Sempre armazene os tanques de propano na posição vertical. A maioria dos recipientes e caixas teria uma seta e uma etiqueta que dizia "este lado para cima". O canister foi projetado para suportar o estresse do conteúdo comprimido de uma certa maneira, de forma que sempre tenha que ficar naquela posição vertical. O conteúdo do canister foi inserido sob imensa pressão, portanto, ter um tanque de propano armazenado de uma maneira diferente pode comprometer a estrutura do canister e, na verdade, torná-lo menos seguro.
- Mantenha-os em local seco. Embora a maioria dos recipientes deva ser de aço inoxidável, expor metal à água pode ser perigoso, pois a água (ou água dura) pode corroer o recipiente e fazer com que o material enferruje. Isso também tornaria o tanque de propano inseguro para uso.
- Não exponha os tanques de propano à luz solar direta. Não os guarde ao ar livre nem os coloque perto de outras estações de cozimento. O calor pode excitar as moléculas que estão agrupadas dentro do recipiente e pode fazer com que explodam.
- Verifique se há vazamentos antes e depois de usar o tanque. Se você ainda sentir o cheiro de gás muito depois de ter desligado a válvula, pode ser necessário descartar o recipiente imediatamente. Não reutilize o canister se ele apresentar este problema.
- Verifique a integridade física do tanque e do canister de tempos em tempos. Amassados e sulcos profundos são violações na integridade da estrutura, portanto, certifique-se de que os tanques de propano ainda sejam seguros para uso.
- Observe as precauções de segurança no rótulo da lata. Isso deve orientá-lo sobre o uso adequado dos tanques de propano, a maneira como você deve armazená-los e como deve descartá-los. As etiquetas de cuidado também devem conter os sinais de bandeira vermelha que devem dizer que você já está usando um tanque que precisa ser substituído e descartado.
Os tanques de propano são geralmente seguros, mas você ainda precisa tomar as precauções necessárias para ter certeza de que está realmente fazendo tudo para minimizar o risco. Fazer todas essas etapas pode facilmente reduzir o risco em muito.