Um dos detalhes que você precisa ter coberto ao construir uma casa é a fiação e o uso de energia. Sempre haverá despesas que você precisará pagar quando se trata desse aspecto específico, mas outras complicações podem surgir se você negligenciar certos detalhes, como um disjuntor dividido. Curto-circuito ou sobrecarga de fios elétricos pode ser uma ocorrência rara, mas também pode ser muito cara, pois os danos podem variar e se espalhar por todas as partes de uma casa ou, pior ainda, iniciar um incêndio. Um disjuntor dividido impede que isso aconteça, desligando efetivamente a energia em certas partes de uma casa quando um fio elétrico correspondente a essa área excede sua capacidade normal e começa a sobrecarregar. Ele usa um único fio neutro, absorvendo o surto atravésterminais de fio quente conectados às várias tomadas que estão conectadas à fiação de sua casa.
Disjuntor de divisão
Este artigo fornece as informações necessárias para instalar um disjuntor dividido por meio de um processo passo a passo. Antes de continuar lendo este artigo, existem certos materiais de que você precisa. Certifique-se de que possui (ou pretende adquirir) uma chave de fenda, um pouco de fita adesiva e um voltímetro, junto com o disjuntor dividido. Depois de ter tudo pronto, você pode continuar seguindo a primeira etapa:
Desligue a energia. A primeira coisa que você precisa fazer (depois de coletar os materiais necessários) é desligar toda a energia de sua casa por meio da caixa do disjuntor. Obviamente, seu disjuntor dividido também deve ser desligado antes de instalá-lo - não continue na próxima etapa até ter certeza de que isso foi feito.
Localize o circuito correto. Remova a estrutura de metal da caixa usando sua chave de fenda, o que deve ser fácil, e procure o local apropriado na placa de circuito para colocar o disjuntor dividido. Depois de encontrá-lo, remova as abas de proteção com um alicate.
Encontre os fios corretos. Em seguida, procure a fiação que corresponde ao seu disjuntor. O que você precisa é de um fio de aterramento, que deve ser verde, e pelo menos dois fios energizados, que são da cor preta. Para testá-los com seu voltímetro, conecte um pino ao seu disjuntor dividido (na barra de aterramento) e, em seguida, conecte-os em um dos fios. Não deve haver eletricidade registrando através do voltímetro.
Prepare os fios para instalação. Depois de ter certeza absoluta, use o cortador de fio para remover o isolamento dos fios (cerca de meia polegada) e aparafuse-os em seus respectivos terminais. Os fios pretos, entretanto, serão conectados a um parafuso de terminal no disjuntor dividido - para diferenciá-los, envolva cada um deles com um pouco de fita adesiva e identifique os fios como quiser. O fio terra, entretanto, será conectado ao parafuso de aterramento e à barra de aterramento.
Adicione o disjuntor dividido. Agora é hora de conectar seu disjuntor dividido. Simplesmente encaixe-o e certifique-se de que esteja firmemente no lugar.
Ligue a energia e teste. Por fim, ligue a alimentação e use o voltímetro para verificar se o disjuntor dividido está funcionando. Se acender, significa que tudo está funcionando como deveria. Quando terminar, feche a caixa, mas não antes de reconectar a estrutura de metal.
Depois de concluir todas as etapas, você deve ter instalado com êxito um disjuntor dividido e, com sorte, salvado sua casa de problemas elétricos.