Como montar uma placa de circuito?

As partes eletrônicas básicas devem incluir um circuito integrado (IC)
Mas, para o propósito deste guia, as partes eletrônicas básicas devem incluir um circuito integrado (IC), a placa PCB, capacitores, potenciômetro e resistores.

A espinha dorsal de qualquer produto eletrônico de consumo é a placa de circuito, onde todos os componentes executam a maioria das funções fundamentais do dispositivo. Se você deseja começar a se interessar por eletrônica, a placa de circuito básica é o melhor lugar para começar.

  1. Pegue todos os materiais que você precisa. Dependendo do tipo de sistema que você está construindo, o tipo e o número de componentes necessários podem variar. Mas, para o propósito deste guia, as partes eletrônicas básicas devem incluir um circuito integrado (IC), a placa PCB, capacitores, potenciômetro e resistores. Às vezes, transistores podem ser usados. Mantenha os ICs na espuma condutora até que estejam prontos para uso para evitar danos ao circuito.
  2. Projeto de PCB. Novamente, dependendo do tipo de sistema que você vai implementar, você terá que projetar o fluxo do circuito no PCB. Isso envolve a criação de um diagrama de circuito, que mostrará as posições dos diferentes componentes da placa. Alguns fabricantes vendem placas de circuito impresso pré-fabricadas para vários fins, mas para máxima flexibilidade e capacidade de gerenciamento, projetar seu próprio circuito será muito benéfico.
    A placa de circuito básica é o melhor lugar para começar
    Se você deseja começar a se interessar por eletrônica, a placa de circuito básica é o melhor lugar para começar.
  3. Adicione componentes um por um. A produção de PCB é feita em camadas. Isso é para garantir que os componentes sejam colocados em suas posições e orientações adequadas. Coloque os ICs primeiro na placa de circuito, observando cuidadosamente de colocar seus pinos no orifício e sua orientação adequada (o último é muito importante porque seu sistema não funcionará se você não colocá-los corretamente). Depois de colocar os ICs no lugar, solde os pinos do outro lado da placa para mantê-los no lugar. Em seguida, adicione os resistores. Você não terá problemas com a orientação deles, pois os resistores podem ir para os dois lados. O mais importante a ter em conta são as cores incorporadas neles, porque representam a medida das resistências. Coloque as cores corretas dos resistores em seus devidos lugares. Seguindo os resistores, adicione o potenciômetro em sua posição correta na placa. Alguns circuitos podem não precisar mais disso. Depois disso, adicione os capacitores conforme necessário ao seu projeto e sistema.Tenha cuidado novamente com os capacitores porque eles são polarizados - eles só podem ser inseridos de uma maneira.
  4. De solda. Depois de montar os diferentes componentes e soldá-los um a um no lugar, verifique a parte inferior da placa de circuito e examine cuidadosamente as juntas de solda. Certifique-se de que não haja duas juntas fundidas e que sejam lisas e brilhantes. Da mesma maneira, procure por juntas que tenham muito pouca solda ou fios que não tenham sido soldados e aplique o reparo necessário.

Lembre-se de que as placas de circuito são tão flexíveis quanto o seu guarda-roupa, porque misturar e combinar diferentes componentes pode produzir resultados diferentes. Tente fazer experiências em peças mais novas e mais rápidas para ver como elas afetam todo o seu sistema. Os desenvolvimentos recentes em tecnologia visam sempre melhorar as funções dos dispositivos, mudando constantemente o uso das placas de circuito a cada dia.

Artigos relacionados
  1. Como montar uma cesta de cozinha?
  2. Como anexar a guarnição da estante?
  3. Como fazer papel batik?
  4. Como anexar slides de gaveta?
  5. Como equilibrar uma mó?
  6. Como dobrar vidro temperado estressado?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail