Componentes de solda, circuitos impressos e conectores de forma fácil e confiável
ATENÇÃO: este trabalho refere-se apenas à soldagem elétrica.
Aprender a técnica correta significa que você pode garantir juntas elétricas soldadas sem problemas, que serão confiáveis por um longo tempo, e progredir para fazer reparos fáceis e baratos em seu equipamento elétrico se eles desenvolverem falhas simples nas juntas do circuito.
Certifique-se de que está limpo. As placas de circuito impresso (PCBs) podem precisar de lavagem - use um sabão neutro ou detergente, mas enxágue completamente e seque em uma toalha de papel, permitindo que a PCB seque completamente.
Limpe os condutores dos componentes raspando levemente com uma lâmina ou use lixa ou papel úmido e seco, usado seco. O fluxo ajuda a limpar a junta e pode ajudar se aplicado com moderação em uma junta retrabalhada.
Certifique-se de que a junção é mecanicamente estável. A solda não é realmente uma cola; ele fornece continuidade elétrica para circuitos confiáveis. Se os componentes se moverem durante a soldagem, a junta pode não ser confiável ou falhar completamente.
Use um ferro de solda de tamanho adequado com uma broca limpa. Usar um bit muito pequeno para juntas de solda maiores é ineficiente e pode aquecer a junta de maneira desigual. Isso pode fazer com que a 'solda' se fixe em diferentes estratos / camadas e prove ser uma junta eletricamente fraca - conhecida como 'junta seca'. Por outro lado, usar um bit muito grande é difícil de manejar e pode superaquecer componentes que podem falhar completamente.
Verifique a temperatura da ponta. Você pode fazer isso tocando a ponta com a ponta da solda, que deve derreter imediatamente formando uma película fina, estanhando a ponta da ponta. Isso ajuda a conduzir o calor para o trabalho de maneira uniforme. Se a ponta não estiver na temperatura de trabalho, deixe um pouco mais de tempo para atingir a temperatura.
Aqueça a junta - condutores de componentes e almofadas de PCB - por um breve período (<5 segundos).
Aplique solda na junta - Idealmente do lado oposto à ponta do ferro. Assim que a junta atingir a temperatura de trabalho, a solda derreterá e fluirá.
Remova a solda e depois o ferro. Se você remover o ferro primeiro, a solda pode grudar no trabalho - basta aplicar o ferro de volta e permitir que a solda derreta no trabalho.
Alimentar apenas a quantidade certa de solda na temperatura certa é uma habilidade que você aprenderá em breve. Se aplicar muito, o excesso pode ser retirado com uma bomba de solda ou trança.
Os mesmos fatores se aplicam à soldagem do encanamento - fazer uma junta soldada para um tubo de água - mas os encaixes de pressão e os encaixes de compressão modernos podem ser mais fáceis de usar para um reparo único.
Uma boa junta de solda será lisa e brilhante e, idealmente, terá um formato de "vulcão" - tecnicamente, um menisco côncavo.
Ferramentas necessárias:
Ferro de soldar: 15-25 watts para trabalho de PCB e condutores de solda para cabos.
Solda e um limpador de suporte de ferro de solda / esponja de ferro.
Limpador de pontas.
Se você planeja fazer muito trabalho, deve considerar a compra de uma estação de solda com temperatura controlada, que fornecerá uma saída de calor mais consistente para a ponta.
Cuidado:
Tratamento básico de primeiros socorros para queimaduras - resfrie a queimadura em água fria / fria por pelo menos 5 minutos, até 15 minutos se possível.
Se a queimadura for muito pequena e indolor, logo cicatrizará, sem necessidade de cremes tópicos.
Se uma queimadura for maior do que uma pequena moeda, for mais profunda do que a pele, ou se você tiver qualquer dúvida, procure ajuda médica.
Dicas rápidas:
Deixe o ferro de solda aquecer totalmente. Certifique-se de que os itens a serem soldados estão limpos e secos.
Evite puxar ou soprar na junta para minimizar o risco de quaisquer tensões que causem uma junta seca.
Deixe as juntas soldadas esfriarem por pelo menos 1 minuto antes de tocá-las. Lembre-se de que o suporte do ferro de solda também esquenta!