O curto-circuito acontece quando a corrente elétrica que corre pelos fios viaja acidentalmente para uma linha diferente. Dispositivos elétricos são projetados para que a corrente elétrica passe por seus fios e nós. Cada um desses nós tem energia elétrica predeterminada e se a corrente transferida para esses nós for maior do que a quantidade prescrita de corrente recuada, as possibilidades de superaquecimento e ruptura do circuito são altas. Em alguns casos infelizes, o curto-circuito pode até levar a um incêndio e explosão se não for corrigido. Para garantir que dois nós elétricos não resultem em sobrecorrente, você pode usar o procedimento de análise de circuito. Este procedimento irá ajudá-lo a localizar os nós e permitir que você defina uma proteção de tensão para o dispositivo, o que evitará curto-circuito no equipamento.
As proteções contra curto-circuito são equipamentos instalados para funcionar como proteção de fios e conectores contra danos causados por altas doses de tensão. Se houver sobrecarga de corrente, os protetores de circuito farão com que o circuito seja aberto para interromper o fluxo excessivo de corrente que causa o curto-circuito. Se ocorrer um curto-circuito, ele pode causar muitos danos ao seu equipamento elétrico, seja em casa ou no escritório. Para evitar isso, consulte as etapas a seguir para evitar um curto-circuito.
Inspecione as instalações elétricas em sua casa. Isso é especialmente verdadeiro para as residências com mais de cinco anos. A fiação do circuito mais antigo deve ser alterada para atender aos novos padrões de fiação elétrica.
Empregue o uso de proteção por fusível. O fusível é usado para impedir o fluxo excessivo de corrente elétrica em um circuito. Se o circuito tiver uma situação de sobrecorrente, os fusíveis são projetados para derreter ou desarmar para interromper o fluxo de eletricidade. Em suma, o fusível é usado como proteção do dispositivo. Se você estiver trocando o fusível, certifique-se de desligar o disjuntor para evitar eletrocussão desnecessária. Lembre-se de que, se um fusível derreter, você precisará trocá-lo por um novo que corresponda ao fusível anterior usado. Se por acaso você mudou para um fusível que não oferece a mesma proteção que o anterior, você corre o risco de desarmar no instante em que instala e pode causar risco de incêndio.
Observe as oscilações repentinas de energia ou a oscilação das luzes. Considere a oscilação frequente das luzes como um sinal de curto-circuito. Monitore regularmente os picos de energia porque pode ser um problema sério de fiação.
Invista em um sistema de proteção contra raios. Se sua área está sujeita a tempestades com raios, este sistema de proteção é um bom investimento para proteger seu equipamento de danos freqüentemente induzidos por tempestades com raios.
Se você não se sentir confortável em fazer isso sozinho, opte por um eletricista profissional para ajudá-lo a analisar e corrigir a instalação elétrica do seu local.