A calha do seu telhado, trabalhando lado a lado com as calhas, redireciona a água da chuva para longe dos alicerces da sua casa. Desempenha um papel muito importante na preservação da estrutura da sua casa. As calhas de chuva devem ser verificadas regularmente, de preferência pelo menos três vezes por ano. Uma das coisas a verificar ao realizar a verificação regular da calha é a inclinação das calhas de chuva. Este artigo o ajudará a verificar a inclinação das calhas de chuva do seu telhado.
A inclinação da calha de chuva se refere ao ângulo de inclinação da calha em relação ao plano horizontal. As calhas de chuva devem inclinar um pouco para que a água da chuva do telhado continue a descer na inclinação para as calhas, onde a água será canalizada para baixo dos canos e para longe da casa.
Para verificar a inclinação de suas calhas de chuva, você precisará fazer algumas medições e algumas escaladas (embora a medição possa ser aproximada sem ter que escalar a lateral de sua casa). Especificamente, você precisará descobrir três medidas: o comprimento da calha, a distância da calha do beiral do lado da calha e a distância da calha do beiral do lado oposto ao da calha.
Faça cálculos mais fáceis
Monte uma escada na lateral da casa onde a calha está localizada. Suba até o topo da escada para medir a distância do beiral ao topo da calha. Faça uma anotação mental da medição ou registre-a em um caderno. A medição deve ser expressa em pés. Isso tornará os cálculos mais fáceis mais tarde.
Enquanto você ainda está lá em cima, meça o comprimento da calha fazendo sua fita métrica deslizar ao longo do telhado ou calha até que a ponta da fita métrica chegue ao fim da calha. Novamente, faça uma anotação mental da medição (em polegadas, desta vez) ou registre-a em um caderno.
Desça da escada. Mova e coloque-o contra o lado da casa oposto à calha. Suba até o topo e meça a distância (em centímetros novamente) entre o beiral e o topo da calha. Novamente, anote a medição. Desça da escada e prepare-se para fazer alguns cálculos matemáticos básicos. Calcule o passo ideal, expresso em polegadas. Para fazer isso, divida o comprimento real da sarjeta (que você mediu em pés) por 10. O resultado é o passo ideal expresso em polegadas. Esta é a distância ideal (em polegadas) que deve existir entre as extremidades superior e inferior das calhas.
Em seguida, calcule a diferença real entre as duas extremidades da calha. Você faz isso subtraindo a medição da extremidade superior (que você tirou da extremidade superior da sarjeta) da medição da extremidade inferior (que você tirou da extremidade inferior da sarjeta, no lado da calha). O valor resultante é a diferença real ou passo real expresso em polegadas. Compare este tom real com o tom ideal que você calculou anteriormente. Se o pitch real se desviar do pitch ideal em mais de meia polegada, pode ser necessário reajustar o pitch da calha por um especialista em calhas.
Lembre-se de verificar o passo da calha de chuva regularmente para garantir que ela continue a executar de forma eficaz e eficiente sua importante tarefa de redirecionar a água da chuva para longe da fundação de sua casa.