Se você tem pés e sapatos fedidos, sabe como é sentir vergonha. Você é ridicularizado e, o pior de tudo, é julgado injustamente. O odor desagradável resulta da transpiração. Quando seus pés suam, as bactérias vêm correndo e produzem ácidos orgânicos, que consequentemente levam ao cheiro fedorento. Normalmente, porém, o suor seca imediatamente. Mas quando você está calçado, seus pés permanecem suados e atraem mais bactérias; o resultado não são apenas pés fedidos, mas também sapatos fedidos. Como você resolve o problema de pés e sapatos fedidos? Aqui estão algumas dicas.
Lave os pés regularmente. Lavar os pés geralmente remove as bactérias que permanecem ao redor dos pés. De preferência, lave os pés pelo menos três vezes por dia ou quantas vezes forem necessárias. Você pode usar um sabonete comum para isso, embora um sabonete antibacteriano produza melhores resultados. Antes de calçar os sapatos, seque bem os pés com uma toalha.
Dê um banho em seus pés. Pelo menos uma vez por semana, mergulhe os pés em uma banheira para remover o odor desagradável. Em uma pequena bacia com água, você pode colocar uma colher de sopa de vinagre e uma pitada de bicarbonato de sódio. Mergulhe os pés por cerca de 15 minutos. Em seguida, enxágue os pés em seguida e seque-os com uma toalha. O conteúdo ácido do vinagre mata as bactérias, enquanto o bicarbonato de sódio fornece um ambiente que desencoraja as bactérias.
Certifique-se de que seus pés estão sempre secos. Faça um esforço para manter os pés sempre secos. Você pode fazer isso permitindo que o suor evapore; portanto, se puder tirar os sapatos por pelo menos um tempo, faça-o. Por exemplo, fique descalço enquanto estiver na sala do escritório, desde que esteja sozinho na sala e não esteja se reunindo com o chefe. E quando estiver em casa, não tire os chinelos.
Use solução antitranspirante. Existem muitas soluções antitranspirantes que você pode usar. Por exemplo, você pode usar pó antitranspirante para pés comercialmente disponível. Este tipo de pó torna os pés menos suados e, portanto, diminui o mau cheiro. Existem também medicamentos antitranspirantes tópicos que você pode aplicar nos pés antes de ir para a cama. A única desvantagem dessas soluções antitranspirantes é que elas podem causar ressecamento e irritação da pele.
Mantenha seus sapatos secos. Após cada uso, evite boxear ou guardar os sapatos imediatamente, pois isso estimulará o crescimento de bactérias. Em vez disso, o que você deve fazer é permitir que os sapatos sequem durante a noite. Polvilhe bicarbonato de sódio na parte interna dos sapatos para desinfetar e eliminar o odor. Para acelerar a atividade de secagem, será útil remover as palmilhas e deixá-las secar separadamente. Nunca use tintureira de cabelo para seus sapatos, porque isso vai causar danos aos sapatos. Se puder, compre tintureiros de sapatos.
Limpe seus sapatos regularmente. Sapatos sujos são um terreno fértil para bactérias. Portanto, certifique-se de que os sapatos que você usa estão limpos e bem conservados. Além disso, evite usar o mesmo par de sapatos todos os dias. Isso levará ao acúmulo de bactérias e, eventualmente, sapatos malcheirosos. No mínimo, tenha três pares de sapatos para usar alternadamente a cada semana.
E, finalmente, use sempre meias novas. As meias molhadas e sujas podem causar mais bactérias. Se suas meias ficarem assim a qualquer hora do dia, troque-as imediatamente por meias novas. Para ficar no lado seguro, leve com você pelo menos três pares de meias quando sair. As melhores meias para usar são aquelas que são respiráveis e resistentes à umidade. O algodão é um exemplo.