Nada representa uma casa confortável e charmosa mais do que uma lareira de tijolos com uma chaminé. Com o uso contínuo e por causa dos efeitos do clima, no entanto, as rachaduras da chaminé afetarão a chaminé. Essas rachaduras são causadas pela exposição solar, que faz com que a alvenaria se expanda, e pela exposição ao frio durante o inverno, o que faz com que o forro da chaminé e a conduta de exaustão se contraiam gravemente. O efeito cumulativo é o encolhimento massivo. Se sua chaminé mostrar sinais de rachaduras, aqui estão as opções de reparo doméstico rápido que você pode realizar.
Encontre as rachaduras. Primeiro, encontre as rachaduras. Faça isso inspecionando o exterior da chaminé. Verifique se a chaminé está começando a inclinar-se para um lado, o que pode significar que a estrutura de suporte cedeu. Faça isso de todos os ângulos, pois nem sempre uma chaminé inclinada é aparente dependendo de onde você está. Em seguida, examine os tijolos da chaminé e verifique se há tijolos que caíram. Suba na cobertura e avalie o estado da argamassa da chaminé, pois aqui podem surgir fissuras. Procure obstruções como colmeias e ninhos na capa.
Substâncias de calafetagem de alvenaria
Selar com substâncias de calafetagem de alvenaria. Se a argamassa estiver rachada, use substâncias de calafetagem para consertar. Primeiro, remova a argamassa quebrada usando um cinzel frio. Raspe na argamassa até que a estrutura da chaminé seja visível. Leve a argamassa pronta para misturar e use-a para cobrir a chaminé. Você precisará de uma espátula para ajudá-lo a dar forma à argamassa. Moldar a argamassa em uma inclinação que cubra toda a chaminé. A argamassa vedará a conduta da chaminé da chuva e da sujidade. Lembrar que a argamassa deve permanecer úmida por vários dias para a cura. A cura permite que a argamassa resista à chuva e ao calor.
Substitua os tijolos. Para tijolos que caíram, pegue um tijolo que tenha o mesmo tamanho e dimensões do tijolo antigo. Se não for possível encontrar tijolos idênticos - como em casas antigas, onde os materiais de construção não são mais produzidos - você pode usar outros tipos de tijolos que pode pintar depois de instalados na chaminé. Aplique argamassa em todos os lados do buraco deixado pelo tijolo caído e, em seguida, insira o novo tijolo. Isso deve selar a chaminé.
Requer maquinário pesado
Verifique sua apólice de seguro residencial. Finalmente, verifique sua apólice de seguro residencial para ver se os danos à chaminé estão cobertos. Danos estruturais na chaminé, como quando a chaminé começa a inclinar, não podem ser reparados pela simples colocação de argamassa. Você precisará de ajuda profissional para endireitar chaminés inclinadas cujas fundações tornaram-se macias. Esses tipos de reparos exigirão máquinas pesadas e trabalhadores qualificados, especialmente se você tiver chaminés altas que passam por vários cômodos da casa.
Se sua chaminé começar a mostrar sinais de desgaste, não afaste o problema, pois rachaduras na chaminé podem causar incêndios domésticos. Rachaduras e outros danos na chaminé-K podem permitir que o calor e a fumaça se espalhem para dentro da casa. Através dessas etapas, é fácil garantir que sua chaminé seja segura e funcional.