A mesa de corte é uma ferramenta muito útil, muitas vezes esquecida por muitos costureiros. A maioria se contenta em usar o chão ou a mesa de jantar como área de trabalho. Uma boa mesa de corte pode realmente melhorar e acelerar a costura porque fornece um espaço de trabalho grande e plano. Isso permite que os esgotos espalhem completamente o tecido sem o risco de prender ou manchar. Também permite que o padrão da roupa seja disposto sobre o tecido de uma forma que maximize o tecido e torne o corte muito mais fácil.
Habilidades básicas de marcenaria
Comprar uma mesa de corte para sua casa ou estúdio de costura pode custar pelo menos cem dólares. Felizmente, com alguns materiais simples e habilidades básicas de marcenaria, você pode fazer sua própria mesa de corte de madeira.
Desenhe as dimensões de sua mesa de corte. O primeiro passo é descobrir o comprimento e a altura que sua mesa de corte deve ter. Idealmente, a mesa deve ser larga o suficiente para que um tecido de um metro de largura possa ser colocado em cima dela. O comprimento pode variar de 1,8 a 2,5 metros, dependendo da área de costura. Além disso, a mesa deve ficar na altura da cintura, para evitar que você se incline enquanto trabalha. Para este projeto, você pode usar compensado de 3'x7' com 1,90 cm de espessura.
Você também precisará de um pouco de madeira medindo 2" x4." Isso será usado para construir a estrutura do tampo da sua mesa e as pernas da nossa mesa de corte. Você também pode comprar pernas pré-fabricadas de madeira ou metal em qualquer loja de materiais de construção. Desenhe os planos para sua mesa de corte. Quando você compra a madeira em sua madeireira local, peça que eles cortem as peças conforme especificado em seu desenho.
Construa a mesa. Alise qualquer superfície áspera em suas peças de madeira com uma lixa. Construa uma estrutura para o seu tampo da mesa usando a madeira serrada de 2" x 4". Certifique-se de que a moldura contorna todas as bordas do tampo da mesa. Prenda outro pedaço de madeira no meio da moldura de madeira para apoiar a madeira compensada. Prenda o tampo da mesa de madeira compensada no quadro usando parafusos de madeira. Coloque quatro peças de madeira de 2" x 4" nos cantos da estrutura construída e prenda-as pelas laterais e pela parte superior com parafusos também. Isso servirá como pernas de sua mesa. Se você optou por comprar pés de mesa pré-fabricados, prenda-os à estrutura com as porcas e parafusos fornecidos com eles.
Cubra o tampo da mesa com cortiça ou gesso.As tábuas de corte são geralmente cobertas com cortiça para que os esgotos possam furar a superfície. As folhas de cortiça podem ser compradas em lojas de materiais de escritório locais ou em qualquer loja de artesanato. Você também pode cobrir sua mesa com wallboard ou homosote. Não descama como a cortiça e proporciona uma superfície de corte mais resistente. No entanto, este material pode ser muito difícil de obter e você pode ter que ligar para vários depósitos de madeira ou loja de suprimentos de construtores para poder comprar alguns. Faça com que a loja corte a cortiça ou o wallboard corte o material cerca de cinco centímetros a mais do que as dimensões do tampo da mesa.
Usando cimento de contato ou uma pistola de grampos, prenda o material de cobertura em sua mesa. Pressione-o com objetos pesados para garantir que ele grude e permaneça plano. Se você usou cimento de contato, deixe o adesivo secar completamente antes de virar a mesa e aparar o excesso de cortiça ou placa de parede. Você pode fazer isso usando uma faca muito afiada.
Para proteger ainda mais o tampo da mesa ao cortar padrões de tecido, é aconselhável cobrir toda a superfície com uma folha de plástico ou papel pardo. Você também pode grampear uma fita métrica ao longo de um dos lados longos da mesa de corte. Isso permitirá que você faça medições sem ter que desenrolar e segurar a fita métrica.