Os medidores de chuva são usados principalmente para medir o nível de chuva em uma área específica dentro de um determinado período. A maioria dos pluviômetros mede a precipitação usando a unidade milimetrada. Às vezes, o nível de precipitação é relatado em centímetros ou polegadas. As quantidades de chuva coletadas pelo pluviômetro podem ser lidas manualmente ou por meio da Estação Meteorológica Automática ou AWS.
Fornece instituições de previsão do tempo
Existem alguns países que estão dispostos a fornecer às instituições de previsão do tempo uma vasta rede de voluntários para ajudar a obter dados pluviométricos. Este instrumento é muito importante, pois fornece dados relevantes para jardineiros, cientistas e profissionais do clima. As informações sobre o nível de chuva também são significativas para fins agrícolas, como safra e sistemas de irrigação.
Independentemente do motivo da coleta de dados de chuva, seria benéfico se você soubesse como ler corretamente os medidores de chuva. Veja como:
Verifique o pluviômetro. Pegue seu pluviômetro e certifique-se de que ele esteja vazio antes mesmo da chuva que você planeja medir. Uma dica ou prática útil é esvaziar o instrumento logo após a leitura da precipitação.
Leia o pluviômetro no nível dos olhos. Assim que a chuva ocorrer, examine o pluviômetro preenchido. Você pode abaixar-se para verificar ou pode levantar o instrumento. Apenas certifique-se de que a linha de água do medidor está no nível dos olhos. Isso é para ter certeza de que você está interpretando as leituras com precisão.
Registre a altura da água. Faça o registro da altura do nível da água. A superfície da água será ligeiramente curvada devido à tensão superficial que faz a água grudar nas laterais do contêiner. Isso é comumente referido como menisco. Leia com atenção a altura da água dentro da base do menisco. Os medidores de chuva geralmente têm números que são divididos por décimos de várias polegadas.
Por exemplo, quando o pluviômetro foi preenchido até a linha marcada.50; é lido como 0,5 de uma polegada, o que se traduz em meia polegada de chuva. Nos casos em que o medidor tenha coletado muito pouca ou nenhuma água, mesmo que a chuva já tenha acabado, registre que houve apenas um "traço" de precipitação.
Medidor vazio. Para se preparar para sua próxima medição, esvazie o medidor. Embora os pluviômetros sejam instrumentos de medição úteis, lembre-se de que eles também têm limitações. A coleta de dados de chuva durante furacões é quase não confiável porque os ventos são muito fortes. Lembre-se também de que os pluviômetros só podem medir a precipitação em áreas localizadas. Outro problema que você pode encontrar ao usar medidores de chuva é durante climas congelantes. Durante esse tempo, seu medidor pode coletar água congelada, e isso não permitirá a passagem da chuva subsequente. Para manter a precisão do seu pluviômetro, você também precisa fazer uma manutenção adequada.
Os medidores de chuva devem ser colocados em uma área aberta e desobstruída. Evite colocar pluviômetros em espaços onde existam árvores ou edifícios que possam bloquear a chuva. Isso também visa evitar que a água coletada nos telhados dos edifícios ou nas folhas das árvores depois da chuva pingue em seu pluviômetro. Isso pode resultar em leituras errôneas e imprecisas.