Entre os muitos tópicos frequentemente discutidos por grupos de redação está o tópico do bloqueio do redator. Como um escritor que se sente preso no processo de escrita pode dar partida em seu motor de escrita criativa e voltar ao trabalho? Quais são algumas maneiras, por exemplo, de gerar ideias? Como você supera as passagens em seu trabalho que o prendem? Como você pode se inspirar para seguir em frente quando não sabe o que vem a seguir? Bem, se eu soubesse alguma resposta definitiva para todas essas perguntas, teria muito mais textos criativos para mostrar para mim. Mas vou passar algumas dicas que outras pessoas compartilharam comigo sobre como iniciar o processo de escrita criativa. Vou dividi-los em duas categorias: como encontrar ideias e como superar uma fase difícil.
Iniciando o gerador de ideias
Olhe a sua volta. Muitos escritores que conheço nunca perdem as ideias. Na verdade, eles às vezes reclamam de ter muitas ideias exigindo sua atenção ao mesmo tempo. Mas se você está tendo problemas para encontrar ideias sobre as quais escrever, meu melhor conselho é olhar ao seu redor. O que você acha interessante, bonito, feio, assustador? Essas coisas podem ser transformadas em histórias, poemas, drama ou não-ficção literária? E quanto à sua vida diária? Existem eventos que parecem mundanos, mas que, em uma inspeção mais detalhada, carregam significado? E quanto às pessoas que você vê? Você pode imaginar quem aquele homem está se encontrando, o que aquela mulher tem na mala, quanto tempo aquele casal vai ficar junto? O mundo cotidiano oferece todos os tipos de inspirações em potencial. Às vezes, você só precisa se concentrar em algo e se sentar e fazer um exercício de brainstorming - escrever sobre como é,como isso faz você se sentir, o que isso o faz lembrar - e veja aonde isso o leva. Pode ser o seu próximo projeto ou simplesmente colocá-lo no estado de espírito certo para escrever.
Foco. Como eu disse, conheço muitos escritores que têm muitas ideias que competem por sua atenção. Às vezes, ter muitas ideias é como não ter nenhuma ideia. Por onde você começa? Como você se concentra? E de todas essas "idéias" - alguma delas é adequada para um texto real? Uma coisa a fazer, se você se descobrir sem uma ideia real e importante porque está inundado por pequenas ideias, é forçar-se a focar. Escolha uma ideia, algo que lhe interesse, e force-se a ter um brainstorm sobre ela, e apenas sobre ela, por um dia inteiro ou até mais. Isso lhe dará a chance de ver se aquela ideia tem bases para se sustentar ou foi apenas um pensamento fugaz que não pode realmente ser traduzido em nada mais. Por exemplo, digamos que você seja atingido pela ideia "palhaços vão a uma reunião de classe. "Você pode passar um dia ou uma semana planejando isso como um conto apenas para descobrir que realmente não leva a lugar nenhum. Ou você pode descobrir que tem muito potencial e que seu brainstorming é quase o esboço completo de seu história. Concentre-se, mantenha as outras ideias secundárias à distância e veja o que acontece.
Imite seus favoritos. De músicos tentando tocar junto com os solos de John Coltrane a pintores que usam o impressionismo para ser mais como Monet, os artistas imitando seus artistas favoritos são uma forma consagrada pelo tempo de aprender e se inspirar. Não quero dizer plagiar, é claro; Quero dizer, encontrar uma escrita que o inspire - seja no conteúdo, no estilo, no tema - e usar esse trabalho para gerar suas próprias ideias. Faça um exercício caseiro em que tente escrever esparsamente como Hemingway ou com muitas descrições como Toni Morrison. Ou tente algum realismo mágico. Este trabalho pode nunca ser mais do que uma boa prática de escrita, mas muitas vezes, copiar ou riffar um favorito pode inspirar sua próxima grande ideia.
Começando para a próxima página
Lembre-se do seu ponto. Às vezes, escrever um rascunho completo pode levar tanto tempo que chegamos a uma passagem em que esquecemos completamente por que começamos a escrever isso de qualquer maneira. Uma técnica para ultrapassar um ponto que o prendeu em um trabalho é voltar ao seu ponto principal - o que você queria fazer, dizer, explorar, descrever. Por que você está trabalhando nesta peça? Lembre-se disso, e isso pode inspirá-lo novamente e fornecer impulso suficiente para superar o que quer que o tenha travado.
Lembre-se do ponto de vista de seu personagem. Se você está escrevendo uma peça, um romance, um conto ou algum outro tipo de trabalho com um personagem, pode ficar paralisado porque se esqueceu do que seu personagem está fazendo. É fácil se distrair com tramas paralelas, descrições ou outros elementos da história a ponto de deixá-lo atolado. Para se desvencilhar, às vezes pode simplesmente exigir que você diga a si mesmo: "Isso é o que meu personagem deveria estar perseguindo" e, em seguida, trazê-la de volta nessa busca, em vez de ficar no café conversando.
Mate algumas crianças. Às vezes, a escrita pode travar porque você insiste em encaixar aquela passagem amada em uma obra onde ela realmente não pertence. Se você está muito preso em sua escrita, dê um passo para trás e veja se é porque você é casado com algo que está fazendo seu enredo dar errado, que é inconsistente com seu estilo ou tema, ou que simplesmente não funciona - como tanto quanto você ama isso. Uma maneira de impulsionar sua criatividade é forçar-se a ser criativo, propondo algo diferente de suas idéias queridas. Lembre-se do velho ditado sobre matar seus "queridinhos" - se você puder escrever algo de que goste uma vez, poderá fazê-lo novamente.
Fique um pouco distante. Outra maneira de impulsionar a criatividade quando você está preso é dar a si mesmo alguma distância para que possa ver a floresta e as árvores novamente, ou mesmo para que possa trabalhar algo subconscientemente. Quando gastamos muito tempo em uma cena, uma passagem, uma estrofe, podemos começar a perder a importante perspectiva do quadro geral de que precisamos para passar para o outro lado. Às vezes, afastar-se brevemente do trabalho é uma boa cura para o bloqueio.
A escrita criativa é difícil quando a parte criativa não está disponível. Parte de ser um escritor é aprender a superar os bloqueios e voltar ao trabalho gratificante que o acabamento de um produto criativo acarreta. Pode não ser fácil, mas quando você finalmente conseguir escrever "o fim", ficará feliz por não ter desistido.
Dicas rápidas:
O mundo ao seu redor está repleto de histórias, cenários e personagens potenciais.
O bloqueio do escritor pode ser uma indicação de que você esqueceu seu ponto principal.