Um condensador é um dispositivo que pode transformar vapor em líquido. A unidade condensadora normalmente é usada para resfriar vapores quentes. Em aplicações de laboratório, geralmente consiste em um tubo longo e estreito geralmente feito de vidro. Em química, o processo de condensação pode ser muito útil se estivermos tentando separar uma solução de líquidos com diferentes pontos de ebulição. Com um certo ponto de ebulição, apenas uma das substâncias em um frasco aquecido (geralmente com o uso de um bico de Bunsen, bem como um termômetro) evaporaria. Em vez de permitir que ele escape como vapor, o condensador captura o gás e permite que ele resfrie ao longo de todo o seu interior vítreo. O líquido então pingava pouco a pouco em outro frasco para coleta. Um evaporador é um dispositivo que faz um a substância líquida se transforma em gás, e isso é quase necessário para que o condensador faça seu trabalho adequadamente. Evaporadores e condensadores geralmente trabalham lado a lado para separar as substâncias umas das outras.
Uma unidade de ar condicionado é um dos melhores exemplos de tecnologia de condensador em funcionamento. Um ar condicionado normal teria serpentinas de condensadores que funcionam retirando o ar quente e úmido de qualquer sala. Uma unidade de ar condicionado geralmente tem refrigerantes em seu circuito condensador, o que torna mais fácil para o dispositivo converter o calor da sala em uma temperatura mais fria. Por fim, o refrigerante gira em torno do circuito, transformando o líquido em gás para completar o processo de resfriamento.
O mesmo acontece em aplicações automotivas. O compartimento do motor contém a unidade de ar condicionado, que é composta pelo compressor, condensador e demais peças que regulam a temperatura e a umidade da cabine.
As secadoras de roupa têm um conceito semelhante. Assim como os condicionadores de ar, uma secadora também possui tubos condensadores na parte traseira que permitem resfriar o motor mesmo quando as temperaturas de operação ficam terrivelmente altas. Pode ser bom gerar calor para secar roupas, mas se a máquina exagerar, isso provavelmente superaquecerá e queimará os circuitos.
Os refrigeradores também usam um sistema semelhante. O condensador está geralmente na parte traseira e inferior do aparelho. Também há refrigerante no circuito interno dos tubos que permite que os refrigeradores com refrigeradores de água embutidos forneçam água resfriada. A máquina faz muito trabalho, então muito calor é gerado. É aqui que o processo de condensação começa e torna muito fácil para o refrigerador resfriar o sistema e evitar o superaquecimento.
Os condensadores são muito importantes em qualquer máquina que lida com temperaturas extremas de frio e calor. Além das aplicações de laboratório, onde o processo de condensação pode ser usado para estudar líquidos, os condensadores também são o coração de qualquer sistema de refrigeração destinado ao controle do clima, como unidades de ar condicionado residenciais e automotivas. Você pode não vê-los na maioria das vezes, mas os condensadores são uma grande ajuda, pois regulam as temperaturas e geralmente facilitam nossas vidas.