Os fogões a pellets estão entre as ferramentas mais versáteis que se pode ter em casa. Além de serem fontes de calor, os proprietários também instalam fogões a pellets para fins decorativos. Os fogões a pellets entraram em voga durante a revolução verde, em que as fontes renováveis de calor e energia passaram a ser preferidas ao carvão e aos combustíveis fósseis. Por usarem fontes renováveis de biomassa como milho, sementes de girassol e similares, têm sido uma opção de estilo de vida, especialmente para pessoas preocupadas com o meio ambiente.
A mecânica interna de um fogão a pellets alimenta constantemente pellets na área de queima, fornecendo assim níveis constantes de calor. Com a quantidade certa de manutenção e cuidado, um fogão a pellets deve ser bom o suficiente para ser deixado por conta própria. Você só precisa ter cuidado com a formação de creosoto, uma substância que geralmente fica para trás nas chaminés e é a principal responsável pelos incêndios nas chaminés.
Fogões a pellets
Se você está no mercado de fogões a pellets, aqui estão algumas coisas que você precisa considerar.
Fogões de pellets alimentados pela parte superior versus alimentados pela parte inferior
Os fogões com alimentação superior têm um funil na parte superior e queimam os pellets à medida que descem pela rampa. Devido a esta construção, é muito fácil que pellets inflamados subam pela caçamba e queimem os móveis ao redor ou pessoas que possam estar no caminho. A vantagem é que, quando usado com um tipo de pellet com baixo teor de cinzas, o queimador de alimentação superior funciona com muito mais eficiência e produz consideravelmente mais calor do que outros tipos.
Fogões de pellet alimentados pelo fundo
Compare isso com os fogões a pellets alimentados pelo fundo que podem receber praticamente qualquer tipo de pellet. A queima ocorre no fundo do próprio recuperador, de forma que qualquer resíduo pode ser facilmente removido retirando o cinzeiro que fica embaixo do aparelho após o uso.
Tamanho
Os fogões a pellets requerem uma manutenção relativamente baixa, em termos de funcionamento. Basta o usuário encher a caçamba com pellets de madeira ou qualquer outro combustível compatível, e os ventiladores, esteiras e alimentadores controlados eletricamente do fogão irão alimentar a panela com a quantidade adequada. No entanto, você deve considerar quanto barulho está disposto a passar antes de comprar. Os fogões que têm um funil grande seriam capazes de acomodar pellets suficientes para alguns dias de uso antes de precisarem ser recarregados novamente. Quanto maior for a tremonha, mais conveniente pode ser.
Os fogões a pellets têm diferentes componentes, incluindo ventiladores, transportadores e o próprio aparelho de aquecimento. Antes de comprar um fogão, verifique como seria fácil limpar o fogão a pelletes e com que frequência você deve fazer a manutenção para garantir um funcionamento sem complicações.
O preço
Seu objetivo ao comprar um fogão a pellets é economizar dinheiro com outros custos de aquecimento. No entanto, se o custo for significativo, é melhor você optar por outras alternativas mais baratas. Leve o melhor preço e veja as diferentes ofertas em lojas de ferragens, lojas de materiais de construção e até mesmo vendedores online. Escolha aquele que lhe dá o melhor retorno para seu investimento.