Uma das melhores maneiras de animar a sua sala de estar e dar-lhe uma lufada de ar fresco é colocar cortinas novas. No entanto, comprar um novo conjunto de cortinas às vezes pode ser inviável economicamente, especialmente se você estiver com um orçamento apertado. Nesse caso, você pode optar por fazer suas próprias cortinas. O bom é que não é tão difícil de fazer, pois você não pode fazer cortinas que exijam o mínimo de esforço. Aqui estão as etapas a seguir para fazer cortinas baratas sem costura.
- Prepare o local de trabalho e os materiais de que precisará. Você deve primeiro limpar o local de trabalho. Certifique-se de que não haja nada por perto que possa atrapalhar seu trabalho. Você precisa ter acesso confortável a uma tomada elétrica. As coisas que você vai precisar são - lápis e régua, pistola de cola quente e bastão de cola quente ea vara vara, onde as cortinas irá travar. Prepare pregos ou ganchos de parede onde você pendurará a haste no lugar.
- Faça o contorno e corte o tecido no tamanho apropriado. Estenda o tecido e use a régua e o lápis para marcar o local onde você vai cortar. Em seguida, corte o tecido no tamanho apropriado. Corte o tecido desnecessário. O comprimento da cortina fica a seu critério.
- Amasse as bordas do pano. Você tem que fazer uma marca nas bordas do pano. Use o polegar como guia e dobre o tecido. Faça um vinco bem óbvio. Usando esta medida, faça o mesmo em todos os lados, exceto na parte superior que será usada para bolsos de haste.
- Prenda as laterais com cola. As bordas cortadas do tecido são muito desagradáveis de ver. Além disso, os fios perdidos podem começar a estragar a cortina inteira quando se enroscarem. Para evitar que isso aconteça, faça um bolso dobrando os vincos e colando-os no lugar. Comece com o vinco inferior primeiro, indo para os lados. Continue a colagem nas outras faces e deixe-a o mais limpa possível.
- Faça um grande vinco na parte superior. Você pode fazer isso colocando a palma da mão na parte superior com o dedo médio tocando a borda do tecido. Dobre o tecido no mesmo comprimento da palma da mão, certificando-se de que a linha da dobra esteja reta. Faça outro vinco.
- Dobre o vinco e depois cole. Faça o mesmo que fez com as outras arestas. No entanto, vá além do vinco para aumentar o bolso. Isso é para fazer uma espécie de 'cabeça para a cortina. Depois de terminar de colar, deixe secar.
- Faça outro bolso no topo. Novamente, faça outro bolso bem no topo da cortina. Desta vez, seu tamanho deve ser o dobro do diâmetro da haste que você vai inserir dentro do bolso.
Quando terminar, traga um ferro quente e nivele as partes coladas para torná-las mais limpas à vista. Você pode fazer outro para formar um par. Pendure a cortina em uma parte ensolarada da janela.