Se por acaso você acabou de transferir suas casas e está pensando em como embelezar seus interiores sem ter que gastar muito, então um tratamento de janela de persianas plissadas deve ser suficiente!
Cortinas romanas plissadas
Este tipo de persianas ou cortinas romanas é denominado como pregueado, uma vez que o tecido é pregueado toda vez que o cordão é puxado. As cortinas romanas plissadas são simples, mas elegantes. Eles dão destaque a uma sala e, ao mesmo tempo, bloqueiam a entrada da luz do sol em algumas áreas da casa. Além disso, eles são baratos quando comprados e você também tem a opção de fazê-lo por conta própria.
A melhor parte de ser capaz de fazer cortinas romanas plissadas por conta própria é que você pode personalizá-las facilmente de acordo com seu gosto e estilo. Na verdade, é mais fácil do que você pensa, contanto que você conheça as técnicas básicas de costura.
Confecção de cortinas romanas plissadas
Ao fazer persianas romanas plissadas para sua casa, você precisará dos seguintes recursos e materiais.
6 pinos-guia (pré-medidos cerca de meia polegada mais curtos do que a largura da janela em que você está pendurando as cortinas)
Ripa de madeira com 2,50 cm de espessura (da mesma forma, pré-meça meia polegada em curto do que a largura da janela)
4 parafusos de ilhó
Velcro autoadesivo
Velcro
Depois de ter esses materiais prontos, você já pode prosseguir para essas etapas fáceis.
Decida dentro ou fora da moldura da janela. O primeiro passo para fazer cortinas plissadas romanas é decidir se você quer que elas fiquem do lado de fora ou dentro da moldura da janela. Uma vez que você tenha decidido, você pode então começar a medir a largura e a altura de sua janela. Uma dica aqui é adicionar uma margem de polegada na parte superior e nas laterais e mais ainda, uma margem de 17,80 cm na bainha para as pregas.
Corte seu tecido com base em suas medidas. Faça isso tanto para o lençol (o pano branco) quanto para o tecido cego.
Prenda a cortina com o tecido. Ao fazer isso, certifique-se de que os lados direitos estão juntos antes de começar a costurar uma costura de 1,60 cm no lado superior e na bainha.
Crie um bolso de 1 e 1,30 cm na bainha do tecido. Você pode fazer isso dobrando o fundo, o que criará o referido bolso. Comece a costurar ao longo da borda da dobra depois de dobrá-la.
Crie a dobra. Com o bolso inferior pronto, comece a medir e dobrar em torno de seis segmentos de 2,50 cm de seu tecido. Certifique-se de que eles são medidos corretamente para dar às suas cortinas romanas pregueadas intervalos regulares. É isso que vai criar as pregas nas costas. A partir daí, prenda os bolsos no lugar e comece a costurar.
Insira um pino-guia, costure manualmente seus anéis de plástico e, em seguida, passe o fio de náilon pelos anéis. Para este procedimento, insira um pino-guia em cada bolso e costure perto de cada extremidade. Depois, você pode adicionar três fileiras de anéis de plástico uniformemente separados e, em seguida, passar o cabo de náilon por eles.
Costure o velcro. Costure o velcro na parte de trás das cortinas romanas plissadas e, em seguida, aperte 3 parafusos de ilhó embaixo da ripa de madeira. Em seguida, adicione seu quarto ilhó.
Pendure suas chuteiras na janela. Assim que terminar o tecido, você poderá pendurar as cortinas da janela. Ao fazê-lo, pendure o grampo na janela e, assim, aplique um pouco de velcro autoadesivo na moldura da janela para adicionar estabilidade às suas persianas romanas plissadas.
Coloque a ripa de madeira nas cortinas e passe o náilon pelos quatro parafusos de ilhó.
Fácil, não é? Agora, você pode dizer que as cortinas romanas plissadas são o tratamento perfeito para qualquer ambiente chato?