Cortinas suspensas podem ser compradas prontas ou, se você quiser, pode fazê-las você mesmo ou mandar fazer. De qualquer forma, é muito essencial e importante que você conheça as medidas adequadas.
Em primeiro lugar, você pode começar desenhando a janela em um pedaço de papel em branco. O desenho ou esboço da janela da sala pode ser muito simples utilizando apenas linhas simples. Além disso, você não deve se esquecer de escrever o nome da sala para servir como seu guia.
Com o esboço sendo útil, agora você pode medir a largura da janela em que trabalhará. Depois de medir a largura, você deve medir o comprimento da janela também. A necessidade de ajuda para fazer a medição dependeria do tamanho da janela em si. Ter uma janela pequena não seria um problema, já que você pode fazer a medição sozinho, mas se a janela for grande, você pode ter a opção de pedir a alguém para ajudá-lo na medição, ou apenas fazer você mesmo e apenas pise na outra extremidade da fita métrica, certificando-se de que ela não se mova.
Meça a altura e o comprimento da haste a ser usada. Em alguns casos, pendurar as cortinas o mais alto possível é a melhor coisa a fazer. Pendurar cortinas de uma maneira mais alta dará a impressão e a ilusão de que você tem um teto alto. A haste deve ser pendurada entre o topo da moldura da janela e a base da moldura da coroa. Mas, por exemplo, se você não tiver uma moldura de coroa, então você deve medir a partir da altura do teto. Além disso, é melhor adicionar um pouco mais à medida da haste para que as janelas pareçam mais largas e evite que as cortinas se amontoem na frente do vidro da janela, bloqueando a luz do lado de fora.
O tipo de tecido que você escolher para as cortinas também pode importar, porque pode depender do tecido se você quer que suas cortinas encostem no chão, ou empoçam, como é chamado. Cortinas mais curtas e flutuantes acima do solo não são atrativas. Além disso, você deve ter cuidado na escolha do tecido, pois alguns tecidos são rígidos e não devem formar poças.
Agora que você tem a largura da haste e a altura da cortina, pode comprar as hastes necessárias para as cortinas penduradas. Se você preferir usar cortinas pré-fabricadas, deverá pendurá-las quando as cortinas estiverem lá para serem medidas. Se as suas cortinas forem mais largas do que a haste, podem ficar ótimas, mas se forem estreitas e muito curtas, com certeza ficarão engraçadas.
Assim que as cortinas estiverem abertas e prontas, você poderá pendurá-las e o trabalho estará concluído.
Na medição para cortinas penduradas, as etapas e instruções devem ser seguidas com cuidado e segurança para evitar resultados desagradáveis e pouco atraentes. A escolha do tecido também deve ser feita com cuidado e conhecimento para evitar cortinas de aspecto engraçado e esquisito.