As cortinas fazem mais do que apenas cobrir as janelas. Eles também são acentos que podem fazer ou quebrar a decoração da casa e que podem facilmente mudar o ambiente de uma sala. Com centenas e centenas de cores, comprimentos e estilos de cortina disponíveis, a escolha pode ser difícil. Veja como você pode escolher a cortina certa para sua casa.
Medindo. Comece medindo sua janela. O ideal é que as cortinas sejam cerca de dez a quinze centímetros mais largas do que a janela real, de modo que a cortina seja capaz de proteger totalmente o cômodo do excesso de luz ou manter o interior da casa privado do lado de fora. Meça o comprimento da cortina também, com um excesso de cinco a dezoito centímetros na parte superior e inferior. Se você quer uma cortina que acrescente drama ao ambiente, opte por cortinas que vão do topo da janela até o chão. Há também cortinas extra longas que começam no teto e caem até o chão. Nesse caso, você precisará medir a partir do teto ou da parte superior da janela.
Cortina fechada
Tecidos transparentes. Agora que você tem o tamanho, o próximo passo é escolher uma cortina com o tecido correto. Existem muitas opções de tecidos, nenhuma delas certa ou errada. Os tecidos transparentes, geralmente aqueles feitos de renda ou outros tecidos leves, funcionarão se você quiser deixar mais luz entrar em sua casa. Mesmo com a cortina fechada, esses tecidos transparentes geralmente deixam entrar um pouco de luz ambiente durante o dia. Tecidos transparentes são ótimos se você tiver poucas janelas ao redor da casa, já que você precisará deixar entrar o máximo de luz possível durante o dia.
Tecidos grossos. Por outro lado, se você tiver muitas janelas, deve experimentar cortinas que possam bloquear de maneira eficaz para ter um melhor controle da iluminação na casa. Em seu quarto, você pode instalar cortinas com cortinas extra grossas que bloqueiam totalmente a luz, para dar mais escuridão se você quiser prolongar o sono. Esses tecidos, no entanto, costumam ser mais caros.
Varas simples feitas
Varões de cortina. Não é apenas no tecido que você precisa pensar, mas também nas hastes da cortina. Existem hastes simples feitas de alumínio ou ferro polido, que você simplesmente precisa colocar sobre os suportes. Existem também suportes mais ornamentados feitos de madeira nobre que funcionam melhor com cortinas amarradas à haste, e que proporcionam uma boa visão da haste da cortina.
Cor. A cor da cortina também deve complementar o papel de parede e o restante da paleta de cores da casa. Normalmente, as cortinas devem ter uma cor mais rica em comparação com o papel de parede, para que a cortina possa funcionar como um destaque para paredes que costumam ser de cor neutra.
Se você quiser adicionar mais sabor às suas cortinas, você também pode usar lenços ou fitas extravagantes para amarrá-las. Com isso em mente, será fácil conseguir cortinas que sejam funcionais e esteticamente agradáveis.