Embora a maioria das pessoas pense que os pneus são apenas uma bandeira de suas marcas, os pneus na verdade contêm informações que podem ser relevantes para você e seus passeios divertidos. Os pneus contêm números e letras que têm seu próprio significado correspondente. Portanto, você pode querer verificar seus pneus e saber mais sobre suas especificações.
Estude as letras. Inicialmente, você primeiro encontra as duas iniciais: "M + S". Isso significaria que o pneu foi feito para ser capaz de rolar na neve ou na lama da cidade com bastante facilidade. No entanto, o cuidado deve ser observado como este não é uma implicação que o pneu é feito para qualquer tipo de terreno a menos que seja indicado.
Compare outra letra. Veja a próxima inicial. Uma letra "P", significando passageiro, significaria que este pneu é especialmente fabricado para automóveis de passageiros. Este é o pneu mais comum em carros que você vê ao longo de estradas e ruas.
Olhe para os três números. Os três números 185 podem ser diferentes do número em seus próprios pneus. Esses dígitos significam que o pneu específico tem uma medida de 185 mm na largura da seção. A largura da seção é a medida das paredes externas do pneu até a parte externa da parede oposta.
Verifique os dígitos após a barra. Você verá o número 80. É a proporção fornecida com relação à altura e largura. A altura é a medida a partir da circunferência interna do pneu até o topo da banda de rodagem - a parte da superfície que toca a estrada. Quanto mais baixa do pneu relação de aspecto é, o mais curto e mais largo ele será.
Estude a próxima inicial. "R" é para pneu radial. "B" representa pneus de polarização com cinto. E "D" significa pneus enviesados. Os pneus radiais têm banda de rodagem mais forte, enquanto os pneus de viés com cinto oferecem tração e passeios mais suaves. Os pneus de lona inclinada, por outro lado, são mais eficientes em terrenos acidentados, embora forneçam lonas e banda de rodagem fracas.
Anote o último dígito. O último dígito fornecerá o tamanho do aro do seu veículo. Se você vir 15, significa que seu veículo tem 38 centímetros de tamanho de aro. Quando um vendedor pergunta o tamanho do pneu, é isso que é pedido a você.
Saiba como calcular. Quando você está obtendo o tamanho de reposição do seu pneu, você deve fazer alguns cálculos. 2010-15 significaria que a largura da banda de rodagem do seu pneu mede 205 mm, a altura do pneu é 50% maior do que sua largura e que seu pneu caberia em um aro de 38 cm.
Converter. Se você quiser converter essa medida em polegadas, divida 205 por 25,4. Você terá cerca de 20 centímetros. Pegue os 50% desse resultado e você terá cerca de 4,04. Multiplique por 2 e você terá 8,07 mais uma vez. Adicione o último dígito da sua medição, que é 38 centímetros. Então, seu pneu tem cerca de 58 centímetros de altura.
Se você tiver dúvidas, especialistas em pneus e vendedores estarão sempre disponíveis para ajudá-lo, portanto, ainda é recomendável obter seus conhecimentos.