Como instalar um inversor de energia em um veículo?
Kelly Nicole Sá de Pinho
• 4 min de leitura
Ter um inversor de energia em seu veículo é útil no caso de você precisar viajar por um longo período de tempo e quiser ter acesso aos seus e-mails através do seu laptop, ou se quiser ter a capacidade de carregar seu telefone para fins de emergência.
Se você deseja instalar um inversor de energia em seu veículo, aqui estão as etapas que você precisa seguir:
Escolha o inversor que funciona melhor para você. Familiarize-se com os termos usados com produtos de inversor de energia. Por exemplo, a eficiência máxima dos inversores de energia varia de produto para produto. Alguns podem ter eficiência de 88% ou 96%. Eficiência de 88% significa que 12% da energia da bateria é perdida na inversão. Da mesma forma, 96% de eficiência significa que apenas 4% são perdidos. Outra coisa a se observar é a faixa de tensão de entrada. Isso indica a classificação de entrada de tensão da unidade, em sua extremidade mais baixa e mais alta. Você precisa aprender sobre a saída do alternador do seu veículo para decidir a faixa de tensão de entrada do inversor de energia a comprar.
Escolha a localização do inversor de energia. Sempre tenha em mente que, sendo um dispositivo eletrônico, um inversor de energia nunca deve ser colocado em locais muito frios ou muito quentes. Da mesma forma, mantenha-o longe de umidade, áreas com vapores de combustível para evitar ignição acidental e todos os tipos de contaminação do ar, pois isso pode encurtar a vida útil da unidade. O local ideal deve ser em um compartimento fresco, seco, limpo e com ventilação.
Monte a unidade. Proteja o inversor aparafusando-o em uma antepara ou plataforma. Para a circulação de ar, deixe pelo menos 2,5 cm de espaço ao redor da unidade. A seção onde os cabos CC entram e a face do inversor devem ser facilmente visíveis e acessíveis.
Instale o porta-fusível e a bateria. Se você estiver instalando inversores de energia enormes com 1000 watts e mais, precisará instalar uma bateria auxiliar. Proteja todos os fios da bateria com seu tamanho de fusível correspondente. Coloque-o a 46 centímetros da bateria. O local da bateria deve ser bem ventilado. Não o coloque em uma área hermética com o inversor ou fusíveis para evitar ignição acidental. Prenda a bateria com um suporte de bateria, caixa ou bandeja. Da mesma forma, não deve ser facilmente movível.
Prepare a bateria do veículo. Desconecte o terminal negativo da bateria do seu veículo. Se o carro tiver um air bag e outros componentes eletrônicos sensíveis, espere alguns instantes até que as cargas restantes tenham se dissipado.
Conecte os cabos do inversor. Passe os cabos do inversor o mais próximo possível da estrutura. Se houver porcas de arame, prenda o cabo sobre elas, pois qualquer tipo de vibração pode soltar os cabos. Passe os cabos de carga diretamente para o alternador e certifique-se de não usar o chassi do veículo como condutor. Ao passar por baixo do veículo, certifique-se de que os cabos estejam presos com braçadeiras a cada 46 centímetros. Mantenha-o longe da linha de combustível, eixo de transmissão e sistema de escapamento. Se você planeja encaminhá-lo no compartimento do motor, selecione o caminho mais legal possível.
Teste o inversor. Crimpe os conectores e conecte-os ao inversor de energia e seus respectivos terminais de bateria. Reconecte a linha desconectada da bateria do veículo e teste o funcionamento do inversor de energia.
Dano de componente elétrico
Instalar um inversor de energia em um veículo não é fácil. Se você não tiver certeza se pode fazer isso, certifique-se de ter alguém com conhecimento para ajudá-lo e ajudá-lo a evitar ferimentos e danos aos componentes elétricos.