Em circunstâncias normais, você pode não pensar em frear o mais rápido possível. No entanto, quando surge uma emergência, você pode descobrir rapidamente que está extremamente interessado em parar o mais rápido possível. Você pode fazer muito agora para deixar você e seu carro prontos para desacelerar com rapidez e segurança quando chegar a hora.
Verificação do fluido de freio: você deve manter adequadamente os sistemas de segurança do seu carro. O mais importante deles são os freios. Verifique o fluido de freio sempre que trocar o óleo ou abrir o capô. A maioria dos carros usa fluidos de freio DOT3 ou DOT4, que são feitos especialmente para resistir à compressão. Se o nível do fluido de freio estiver baixo, use apenas fluido novo. Nunca use uma garrafa velha de fluido de freio.
Pressão dos pneus: você já ouviu isso antes, mas é muito importante ter a quantidade certa de pressão em todos os quatro pneus. Pneus com pressão insuficiente resultam em baixa eficiência de combustível, manuseio inadequado e maiores distâncias de frenagem. É igualmente ruim dirigir com pneus inflados demais. Muita pressão faz com que o pneu fique saliente e você não andará com toda a largura do pneu. Isso também aumenta a distância de frenagem e impede o desempenho. Verifique o manual do proprietário ou leia o adesivo na lateral da porta do lado do motorista quando ela for aberta. Qualquer um deve indicar a pressão adequada dos pneus para os pneus dianteiros e traseiros.
Técnicas de freio antibloqueio: Muitos carros fabricados nos últimos dez ou quinze anos são equipados com ABS ou sistemas de freio antibloqueio. Os freios antibloqueio são projetados para melhorar o manuseio durante a frenagem e reduzem a distância de frenagem na maioria das condições. Eles ligam quando você pressiona o pedal do freio com força em direção ao chão. Em uma situação de frenagem de emergência, você deve pressionar o pedal do freio firmemente em direção ao chão e contornar os obstáculos conforme necessário. Não reduza a pressão no pedal e não "bombeie" os freios para evitar derrapagens.
Você deve sentir o pedal pulsando enquanto o ABS está acionado. Isso é normal e não deve ser motivo de preocupação. O sistema ABS evita que os pneus travem e a subsequente perda de controle. Isso pode lhe dar tempo suficiente para contornar um obstáculo ou parar antes de alcançá-lo. Você deve fazer pequenas mudanças de direção controladas.
Frenagem de emergência sem ABS: Alguns carros não são equipados com freios antibloqueio. A técnica que você vai usar para parar em caso de emergência é diferente dos carros equipados com ABS. Parar sem ABS requer um pouco mais de cuidado do que pisar no freio o mais forte que puder. Se você fizer isso, as rodas travarão e você poderá derrapar e perder o controle direcional do carro.
A técnica correta para paradas de emergência em um carro sem ABS é pressionar o pedal até o ponto de máxima eficácia de frenagem, sem fazer com que os pneus "travem" ou derrapem. Este ponto de frenagem máxima ocorre imediatamente antes do ponto de travamento. Se os pneus começarem a derrapar, você deve diminuir um pouco o pedal do freio, apenas o tempo suficiente para permitir que os pneus comecem a rodar e, em seguida, retomar a frenagem máxima. Nunca pise no freio. Em vez disso, reduza os freios até a frenagem máxima.
Parar em superfícies escorregadias que não sejam asfalto: às vezes, você pode precisar parar em uma superfície escorregadia. Nesse caso, você pode executar uma técnica chamada "Frenagem por cadência". Isso é executado com mais frequência no inverno em uma superfície escorregadia, como gelo, em um carro sem freios antibloqueio. O objetivo é passar pelo ponto de frenagem máxima com a maior freqüência possível. Isso deve ajudar a reduzir a distância de frenagem. Pise no pedal do freio rapidamente. Quando você pressiona o pedal do freio, os pneus travam. Soltar o pedal do freio permite que os pneus voltem a rodar.
A frenagem por cadência não irá parar seu carro mais rápido do que se você mantivesse continuamente as rodas naquele ponto de frenagem máxima descrito acima. Mas, uma vez que é tão difícil manter a frenagem ideal em superfícies escorregadias, a frenagem cadencial pode ser sua melhor aposta. Um bom guia da Wikipedia, uma enciclopédia online gratuita, pode ser encontrado aqui: Freio cadencial.