A luz de verificação do motor geralmente significa que há algo errado com o motor do carro, entrada, escape ou até mesmo a ECU. Por ser um indicador de advertência genérico, pode ser difícil dizer exatamente qual peça está causando problemas com a quantidade de eletrônicos no carro hoje em dia. Tudo, desde a tampa do tanque de combustível não clicar o número certo de vezes até algo como a Válvula de Controle de Ar Inativo, pode fazer essa luz acender. A seguir estão alguns exemplos / considerações sobre o motivo pelo qual a luz de verificação acenderá.
A última modificação feita é a culpada. Normalmente, a última modificação feita no carro pode ser a culpada. Por exemplo, a mudança do filtro de ar de queda nos filtros para cápsula aberta pode indicar um vazamento nos tubos de conexão. O coletor de exaustão, também conhecido como extrator, se conecta ao down-pipe, que possui sensores de O2 para antes e depois dos conversores catalíticos para detectar quaisquer problemas com ele.
Verifique a luz
Qualquer violação do conversor também pode acionar a luz de verificação. Válvulas ou pistões com tensão excessiva e rachados, levando a vazamentos também acionarão a luz de verificação. Isso geralmente acontece com motoristas que aceleram muito seus veículos, ou que muitas vezes alcançam a linha vermelha, o que também é conhecido como arrastar o motor.
Outro motivo pode ser a bateria fraca, mas, neste caso, a luz de verificação da bateria também acenderá e provavelmente será impossível dar a partida no motor. Motores que estão superaquecidos devido a um radiador com defeito também podem ser um problema. O refrigerante pode ter vazado devido a um radiador enferrujado.
Use o diagnóstico integrado (OBD). Uma boa maneira de saber de quais problemas o carro está sofrendo é obter um scanner OBD II, destinado a carros mais novos. Este scanner é conectado a um terminal embaixo do volante, permitindo que ele pegue os códigos que o computador está transmitindo e que fizeram com que a luz do motor de verificação acendesse. Alguns dos códigos fornecidos darão uma ideia geral de onde está o problema ou poderão dar o problema exato.
Depois de ter esse código, você pode determinar onde o problema se origina, tornando o reparo muito mais fácil, em vez de apenas se perguntar por quê. Sem ele, não há como saber realmente por que a luz está acesa, a menos que você seja um mecânico com total conhecimento para diagnosticar um problema. A última coisa que você quer fazer é ficar todo preocupado porque a luz acendeu quando era um conserto tão fácil.
Depois de resolver a causa exata da luz "verificar mecanismo", mas ela ainda acender, isso significará que o problema nunca foi devidamente corrigido ou que há um problema adicional em outro lugar. Se isso acontecer, certifique-se de retornar à oficina que inicialmente fez o conserto, pois se fosse causado por algo que eles fizeram, eles teriam que consertar. Além disso, antes de fazer qualquer coisa em seu carro, certifique-se de seguir as cláusulas da garantia, pois ela pode se tornar inválida se você fizer reparos fora dos centros de serviço oficiais ou credenciados.