Como saber quando trocar um sensor de O2?

Os entusiastas de automóveis podem ser capazes de diagnosticar um sensor de O2 funcionando incorretamente
Os entusiastas de automóveis podem ser capazes de diagnosticar um sensor de O2 funcionando incorretamente a partir dos sintomas.

O sensor de oxigênio ou O2 de um automóvel é projetado para monitorar a quantidade de oxigênio não queimado contido no escapamento quando ele sai do motor. Este sistema é usado pela unidade de controle eletrônico do carro (ou ECU) para determinar se a mistura ar-combustível que está sendo usada está correta. Embora existam vários fatores que podem afetar a eficiência da queima de combustível, o sensor de O2 é geralmente o primeiro medidor que o motor usa para compensar adequadamente. Se você está tendo problemas relacionados ao desempenho do seu carro, como atraso na aceleração, baixa potência e similares, um sensor de O2 quebrado ou funcionando incorretamente pode ser o culpado.

Sensor de O2 funcionando incorretamente

O sensor de oxigênio ou O2 de um automóvel é projetado para monitorar quanto oxigênio não queimado
O sensor de oxigênio ou O2 de um automóvel é projetado para monitorar quanto oxigênio não queimado está contido no escapamento quando ele sai do motor.

Os entusiastas de automóveis podem ser capazes de diagnosticar um sensor de O2 funcionando incorretamente a partir dos sintomas. Para os não iniciados, aqui estão algumas maneiras.

  1. Sua luz "verificar motor" está acesa. Essa luz pode ser ativada por vários motivos, muitos dos quais correspondem a qualquer problema com o motor. Às vezes, é um vazamento nas juntas de óleo. Às vezes, é um motor mal ajustado. Mas sempre que a luz de verificação do motor acende, isso pode ser um sinal de que algo precisa ser consertado ou substituído em seu motor, possivelmente o sensor de O2.
  2. Você pode notar que, após uma partida a frio, suas emissões de escapamento são mais nebulosas do que quando seu carro esteve aquecido por algum tempo. Isso ocorre porque o motor usa uma mistura mais rica de ar e gasolina, para compensar a temperatura mais fria. Mas se o seu carro estiver funcionando há pelo menos 30 minutos e você ainda perceber uma fumaça densa no tubo de escape, isso pode ser um sintoma de um sensor de O2 quebrado.
  3. A baixa quilometragem pode ser outro sintoma de um sensor de O2 que precisa ser substituído. Os motores dos carros modernos são geralmente inteligentes o suficiente para se ajustar ao estilo de direção do proprietário, para maximizar a eficiência do combustível. Mas se você notar que sua eficiência de combustível cai drasticamente, isso pode significar várias coisas. Isso pode significar que você precisa trocar os lubrificantes, precisa de um ajuste ou precisa trocar alguns sensores, como o sensor de O2.
  4. Você pode tentar uma troca de óleo, e você também pode trocar as velas de ignição e fazer um ajuste neste momento. Você também pode ter seus fios de alta tensão verificados. Se o escapamento ainda estiver sujo, provavelmente é um problema do sensor de O2.
  5. Se você fizer o registro anual do carro e não passar no teste de emissões, um dos culpados pode ser um sensor de O2 quebrado ou funcionando incorretamente. Novamente, você pode querer fazer uma troca de óleo e ajustar primeiro, mas se ainda assim falhar no teste de emissões, então pode ser hora de verificar o sensor de O2.

Em alguns casos, os problemas de emissão e de eficiência de combustível estão relacionados a uma falha do sensor de O2 em retransmitir adequadamente as informações da mistura de combustível para a ECU do carro. Isso resulta em queima ineficiente, que por sua vez causa emissões sujas e baixa quilometragem. Se você suspeita disso, então uma viagem para a garagem da sua vizinhança amigável deve ser sua agenda.

Artigos relacionados
  1. Como saber quem deve instalar a eletrônica automotiva?
  2. Como aprender dicas gerais para cuidar do carro?
  3. Como afrouxar porcas e parafusos enferrujados?
  4. Como carregar uma motocicleta em um caminhão?
  5. Como afrouxar as garras de um pneu de carro?
  6. Como afrouxar porcas, parafusos e porcas enferrujadas
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail