Equipamentos pesados exigem um grande investimento e a manutenção regular desse tipo de maquinário pode economizar muitas dores de cabeça e dinheiro com reparos caros. Equipamentos pesados com manutenção adequada funcionarão de maneira eficiente, aumentarão a produtividade dos trabalhadores e melhorarão o ambiente de trabalho para todos.
Requer procedimentos de manutenção específicos
Diferentes tipos de equipamentos pesados podem exigir procedimentos de manutenção específicos, mas existem etapas básicas que você pode empregar para cuidar adequadamente de qualquer tipo de equipamento pesado.
A inspeção regular de qualquer equipamento pesado pode alertá-lo sobre possíveis danos à máquina ou perigo para o operador. Faça parte de seu procedimento operacional padrão a realização de inspeções regulares. Exija que seus operadores relatem qualquer sinal de mau funcionamento, para fazer inspeção manual e física antes e depois de cada turno.
Faça inspeções visuais pela manhã para verificar se há danos que podem ser consertados por pequenos reparos e faça-os imediatamente antes de usar o equipamento. Sua caixa de ferramentas deve estar completa e acessível quando necessário.
Verifique os níveis de óleo, gás e refrigerante do radiador e encha conforme necessário.
Inspecione as mangueiras e os conectores da linha hidráulica para ver se há rachaduras e vazamentos antes do uso real. Não use a mão para inspecionar e procurar vazamentos. Use papel ou papelão.
Durante os períodos de inatividade, limpe os radiadores e filtros de ar de sujeira, poeira e detritos acumulados para manter o funcionamento do motor sem problemas e evitar o superaquecimento.
Remova a lama endurecida, detritos e pedras presas aos rolos da esteira e estruturas superiores.
Verifique se os pneus estão cheios corretamente. Substitua os pneus que apresentam saliências, cortes e desgaste anormal.
Exija que seus operadores mantenham a cabine limpa e livre de resíduos de alimentos para higienização padrão e evitem a infestação de pragas que podem danificar o interior da cabine.
Um extintor de incêndio e um kit de primeiros socorros devem ser colocados dentro de cada cabine de equipamento pesado.
Os pára-brisas e espelhos devem ser mantidos limpos o tempo todo para uma visibilidade clara. Verifique também se todas as luzes estão funcionando e substitua as lâmpadas queimadas e quebradas.
Verifique se todos os medidores, instrumentos e dispositivos de advertência estão funcionando normalmente e fornecendo leituras padrão.
Teste os volantes e os freios antes de colocar o equipamento pesado em uso.
Todas as engrenagens e outras peças móveis devem ser lubrificadas e engraxadas regularmente para manter seu maquinário pesado em ótimas condições.
Verifique todos os fios e mangueiras quanto a sinais de desgaste, rasgos e rachaduras e repare / substitua os defeituosos para evitar que se desgastem cada vez mais.
Dê aos seus operadores o treinamento certo na operação de cada tipo de equipamento pesado. Operadores inexperientes e sem treinamento podem causar alguns danos a equipamentos pesados.
Faça pequenos reparos o mais rápido possível para evitar que o problema se intensifique. Pequenos reparos podem evitar grandes reparos caros e longos períodos de inatividade.
Enquanto você se esforça para manter seu equipamento pesado em ótimas condições, também é aconselhável que seus operadores usem o equipamento de segurança adequado ao usar e operar equipamentos pesados para evitar ferimentos pessoais.
Não fumar deve ser observado em todos os momentos, especialmente perto de equipamentos pesados.
O cuidado e a manutenção adequados e regulares podem estender a vida útil de equipamentos pesados caros e manter você e seus funcionários seguros. Crie o hábito de ter um registro de todas as manutenções feitas em seu equipamento pesado para que você possa acompanhar os reparos e o desempenho da máquina.