A transmissão de um carro é responsável pela conversão velocidade-torque quando você muda ou troca de marcha durante a direção. Se você mudar ou mudar de marcha enquanto dirige e seu carro acelerar, pode ser hora de você trocar o filtro da transmissão. Veja como você pode substituir seu filtro de transmissão antigo por um novo.
Deixe seu carro esfriar. Se você acabou de usar o carro, deixe-o esfriar primeiro. Você não quer sofrer pequenas queimaduras com o fluido dentro da transmissão do carro.
Levante seu carro. Isso levantará um pouco o carro e ajudará você a deslizar facilmente por baixo dele. Isso também lhe dará mais espaço embaixo do carro para trabalhar. Lembre-se sempre de colocar o suporte de macaco antes de entrar embaixo do carro para sua segurança.
Remova a vareta de transmissão. Deixe de lado por enquanto.
Deixe o fluido sair. Remova o bujão de drenagem de sua transmissão para deixar o fluido sair. Se o seu não tiver um, coloque uma bandeja coletora embaixo da bandeja de transmissão. Em seguida, remova os parafusos que prendem a bandeja da transmissão no lugar, deixando dois parafusos de um lado. Isso permitirá que o fluido saia para a bandeja coletora.
Drenando o fluido. Assim que o fluido for drenado, remova os dois últimos parafusos que prendem a bandeja da transmissão no lugar.
Remova o filtro de transmissão. Verifique a bandeja de transmissão para qualquer sujeira que você possa encontrar. Em seguida, remova o filtro da transmissão usando um raspador. Tenha cuidado ao fazer isso, certificando-se de não causar amassados ou arranhões na bandeja de transmissão. Se a bandeja de transmissão incluir um ímã, limpe-o também, removendo o pó de aço coletado. Limpe a bandeja de transmissão e deixe-a secar.
Troque o filtro de transmissão antigo. Agora que a bandeja de transmissão está seca, você pode trocar o filtro de transmissão antigo por um novo kit. Aplique cimento para calafetar entre as bordas da bandeja da transmissão e o filtro da transmissão. Depois de colocá-los juntos, limpe as bordas para se certificar de que não haja resíduos de cimento nos orifícios onde os parafusos devem ficar. Em seguida, pegue a bandeja de transmissão e prenda-a de volta embaixo do carro.
Coloque o fluido de transmissão. Depois de colocar a bandeja de transmissão de volta no lugar, despeje metade do fluido de transmissão automática recomendado. Verifique o nível de frio na vareta medidora. Se ainda não atingiu o nível de frio, despeje lentamente o fluido restante em pequenos incrementos, verificando o nível de frio na vareta de medição de vez em quando. Faça isso até atingir o nível frio.
Verifique o motor. Agora que você atingiu o nível de frio, desça o carro e verifique o motor. Deixe o veículo funcionar em ponto morto até atingir a temperatura operacional. Mude para cada uma das marchas e verifique se há transmissão overdrive. Faça os ajustes necessários no fluido de transmissão dependendo do nível.
Verifique se há vazamentos. Deixe o carro esfriar um pouco novamente e, em seguida, levante-o novamente usando o macaco de transmissão e o suporte do macaco. Verifique se há algum vazamento de fluido de transmissão. Se houver algum vazamento, você pode remover o prato de transmissão novamente e certificar-se de colocá-lo corretamente no lugar, ou você pode pedir a um mecânico para verificar se ele mudou. Se você pode pagar por uma nova transmissão, melhor fazer isso do que ter uma transmissão nivelada. Provavelmente, você poderá achar mais barato comprar uma nova transmissão do fabricante do seu carro, como Honda, Toyota, Ford, Cadillac ou Mercedes-Benz.
Lembre-se sempre de trocar o filtro de transmissão a cada 60000 milhas que seu carro viaja. E se você não tiver as ferramentas adequadas para trocá-lo, nunca hesite em pedir a ajuda de um mecânico.