Como prolongar a vida útil dos pneus do seu carro?
Neuza Lara Domingues de Castro
• 3 min de leitura
Você sabia que pelo menos 43.000 europeus morrem a cada ano em acidentes veiculares, conforme relatado pela National Highway Traffic Safety Administration? Enquanto 40% desses acidentes são causados por DUIs, alguns deles são causados por pneus estourados. Quando você dirige com pneus gastos, é provável que ponha em perigo o quadro da roda do carro. Siga estas etapas fáceis para prolongar a vida útil dos pneus do seu carro:
Verifique regularmente a pressão de ar de todos os pneus. Você pode fazer isso uma vez por mês, no mínimo, e com mais frequência quando o tempo está frio - porque o ar dentro dos pneus se contrai no tempo frio. Siga a pressão dos pneus recomendada pelo fabricante ou PSI. Você normalmente encontrará isso estampado na lateral do pneu ou no batente da porta lateral do motorista. Você pode verificar a pressão do ar por conta própria usando um medidor de carro ou peça à equipe de serviço do posto de gasolina local para fazer isso por você quando abastecer ou lavar o carro. Não confie em suposições.
Certifique-se de que a pressão de ar em todos os pneus está correta. Você já deu uma volta com um pneu vazio? Não faça disso um hábito desagradável. Você nunca saberá quando aquele pneu vai ceder. Não encha demais o pneu ou pneus, pois isso pode causar um pneu estourado e um acidente desagradável. Verifique todos os pneus, imediatamente. Não confie em suposições ou verificação visual.
Verifique os degraus enquanto verifica a pressão de ar dos pneus ou lava seu carro. Os pneus têm faixas que percorrem os degraus, conhecidas como "barras de desgaste", ou faixas que passam pela linha do pneu e que aparecem quando os degraus estão muito gastos. Você não pode dirigir quando as barras de desgaste dos pneus estiverem aparecendo. É ilegal e perigoso.
Alinhe seu carro. Você já notou seu carro derrapar quando você afrouxa o controle do volante? Teve um pequeno acidente e dobrou um para-choque? Você passa regularmente por estradas esburacadas? Então é hora de alinhar seu carro. Obter um alinhamento frontal pelo menos a cada seis meses é ótimo para o seu carro.
Verifique seus amortecedores. Os amortecedores ajudam os pneus a se desgastarem de maneira uniforme, o que ajudará a evitar que os pneus explodam ou se amassem inesperadamente.
Sinta a vibração. Você sente sua roda vibrando quando atinge certas velocidades? Então é hora de equilibrar as rodas.
Lembre-se de girar os pneus. Isso os ajudará a se vestir uniformemente. Se você não pode fazer isso sozinho, procure profissionais para fazer isso por você.
Seja um proprietário de veículo responsável! Você pode facilmente incorporar essas dicas sobre como prolongar a vida útil dos pneus do seu carro em sua rotina ou até mesmo pedir que outras pessoas façam algumas delas para você. Economize dinheiro em pneus novos caros, reparos de automóveis e, por fim, dirija com segurança até seu destino, seguindo essas dicas de forma consistente.