Uma das constantes de possuir um veículo, seja ele um belo ou um clunker, é fazer a manutenção. Como a maioria das máquinas, um veículo está sujeito a apresentar defeitos ocasionalmente. A tensão nas peças é causada pelo desgaste do uso diário. Consertar o veículo adequadamente sem fazer uma segunda viagem até a oficina de reparos raramente é uma questão simples. Os técnicos não gostam que o trabalho volte.
Antes de começar a gritar fraude, é preciso ter em mente que os técnicos de serviço possuem apenas as informações fornecidas pelo cliente. É preciso ser claro ao explicar o que o veículo está fazendo ou não quando está procurando serviço. Você é o único que dirige o veículo diariamente. Você é o único que pode aconselhar o técnico sobre o que há de errado com o veículo. Estar sintonizado com o veículo desde o dia em que o comprou seria um bom ponto de partida. A detecção de sinais de alerta antes de uma avaria pode salvar um de uma avaria grave. O veículo está fazendo um som engraçado? Um medidor está registrando uma leitura estranha? Uma luz de aviso permanece acesa? Um recurso não está ativando corretamente? Em que condições o problema ocorre?
Lojas de serviços confiáveis
Quando o veículo precisar de manutenção, anote os itens que deseja verificados ou consertados. Reserve um tempo para observar qualquer um dos sintomas que você notou. O problema ocorre esporadicamente ou constantemente? Antes de levar o veículo para fazer compras, marque uma consulta. Lojas de serviços confiáveis estão muito ocupadas e agendar com antecedência é a melhor opção. As lojas que não estão muito ocupadas podem não ser as melhores para fazer negócios.
Ao trazer seu veículo para a oficina, não o deixe sem uma explicação do que está errado. Descreva o problema com precisão e forneça à pessoa com quem está lidando uma descrição por escrito dos sintomas do veículo. Mantenha as descrições o mais simples possível. Fique com os fatos. Não dê opiniões. A pessoa na recepção passa a ordem de serviço para o técnico. Certifique-se de manter uma cópia escrita dos sintomas.
Trabalho de serviço começa
Se você tiver certeza do problema, peça à loja que elabore uma ordem de serviço. Certifique-se de que o pedido tenha apenas o serviço de veículo necessário, antes de autorizar qualquer reparo. Se você não tiver certeza sobre o problema, peça ao técnico de serviço para fazer um diagnóstico. Peça para a loja ligar para você antes de iniciar qualquer serviço de manutenção. Nunca dê uma aprovação geral para fazer serviços em veículos, a menos que você confie totalmente na oficina. Você pode acabar com o serviço mais caro disponível.
Mantenha o manual do proprietário à mão. Ele pode fornecer orientações sobre os intervalos de manutenção específicos para seu veículo. Seguir o manual pode evitar que um aborrecimento se transforme em um grande problema.