A eficiência de combustível é sempre a principal preocupação em qualquer marca de carro. Tomemos por exemplo o Ford Ranger 4,0L com seu motor de 6 cilindros com transmissão manual ou automática nas variantes 4x4 ou 4x2. Embora com seu motor potente, você ainda pode ter um MPG decente se souber como usá-lo de forma eficiente.
Ford garante números decentes
Mesmo com os fabricantes gabando-se de que a Ford garante números decentes em MPG como padrão, não custa fazer a sua parte para aumentar ainda mais o MPG. A seguir estão maneiras simples de ajudá-lo a melhorar seu MPG para seu Ford Ranger.
Manutenção regular. Certifique-se de que o seu Ford Ranger passa por uma verificação de manutenção regular. Isso garante que tudo está funcionando perfeitamente bem e aumenta seu MPG. Troque o óleo a cada 3000 milhas ou a cada 6 meses ou o que ocorrer primeiro. Você também pode usar gasolina recomendada com taxa de combustão específica que permite todo o potencial do Ranger. Comprar gasolina durante os períodos mais frios dos dias permite que você preencha a gasolina mais densa.
Aquecimentos. Minimize o aquecimento prolongado do motor para seu Ranger. Não só ajuda o meio ambiente, como também economiza o excesso de queima de combustível. A marcha lenta consome quase a mesma quantidade de combustível quando você liga o motor, portanto, é melhor limitar os aquecimentos em menos de um minuto. Lembre-se de desengatar o botão do afogador após o aquecimento do motor para evitar problemas de mistura de ar no motor.
Hábitos de condução. Tente melhorar seu estilo de dirigir e ser mais amigável com o pedal do acelerador. Acelerar desnecessariamente em um tráfego aberto ou fazer paradas rápidas consome mais combustível do que você pensa. Para a transmissão manual, você pode reduzir gradualmente durante as paradas ou aumentar as rotações recomendadas para obter os melhores resultados de MPG.
Excesso de peso. Remova todo o excesso de peso da parte de trás do Ranger. Estes fornecem carga de trabalho extra para o motor, portanto, requer mais combustível para o Ranger manter sua velocidade.
Inflação de pneus. Rodar com pneus com pressão baixa é uma das principais causas de baixo MPG em qualquer veículo. É melhor manter os pneus do Ranger sob controle se eles estão dentro da pressão recomendada. Você pode verificar isso uma vez por mês ou semanalmente, dependendo de seu uso.
Saiba para onde você está indo. Saiba o local exato se estiver planejando uma viagem. Isso economiza tempo e combustível durante a viagem. Você pode até avaliar o nível de tráfego, seu pico e horários para minimizar a ociosidade na estrada. Configure o GPS em sua rota para estar sempre alerta sobre o trânsito, desvios e navegação geral sobre para onde você está indo.
Cuidar do seu Ranger é basicamente sinônimo de melhorar seu MPG. Basta lembrar os pequenos detalhes que permitem maximizar a potência de seu motor. Mas lembre-se de que existem certas discrepâncias no MPG dependendo de seu uso. Pode-se esticar os números MPG durante longas viagens em rodovias, mas ter resultados MPG abaixo da média em condução na cidade.