Ao comprar um veículo usado, você nunca sabe no que está se metendo. Se você tiver sorte, poderá obter um relatório de veículo usado sobre seu carro. Mas nem sempre estão atualizados. Sua melhor defesa contra a compra de um limão é saber o que procurar e verificar você mesmo se há sinais de danos graves. Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a detectar um carro danificado pela inundação.
Passo 1
Procure sujeira e sinais de água. A água de uma enchente deixará pistas físicas em um carro danificado pela enchente. Você pode detectar danos de inundação em um carro procurando por umidade e sujeira no carro e em suas peças. Observe atentamente os faróis para ver se há umidade dentro deles. Inspecione o porta-luvas, porta-malas, console e até mesmo sob os tapetes. Você também precisará olhar sob o capô do carro para ver se a inundação penetrou no motor. Água, sujeira e ferrugem sob o capô são indicativos de um carro danificado pela inundação.
Passo 2
Dê uma boa cheirada no carro. Seu nariz pode ser o primeiro a alertá-lo sobre um carro danificado pela inundação. Ele vai cheirar a mofo e bolor se for imerso nas águas da enchente. Esses danos também são difíceis de reparar rapidamente, uma vez que o carpete e o estofamento não secam rapidamente. Isso deixa um cheiro de mofo no carro e principalmente nos tecidos. Se algo cheirar a suspeito sobre o carro, fique longe. Provavelmente foi danificado por uma enchente.
Etapa 3
Procure por reparos e substituições óbvios. Depois de uma inundação, um vendedor sorrateiro pode tentar esconder evidências de danos causados pela inundação, substituindo os componentes do carro danificados pela inundação. Tome nota de quaisquer tecidos, peças ou outros detalhes incompatíveis no carro. Os que foram substituídos se destacam por serem novos e brilhantes quando comparados às peças internas originais. Cuidado com o raciocínio dado para um carro usado com um 'interior totalmente novo'.
Passo 4
Faça um passeio rápido. Você pode responder rapidamente às suas dúvidas sobre se um carro foi danificado por inundação ou não, ligando-o. Teste se todos os sistemas elétricos funcionam corretamente e se não há vazamento de água (ou umidade) de qualquer uma das aberturas ou respiradouros. Leve o carro para dar uma volta e verifique se tudo está funcionando como deveria. Caso contrário, pode ser evidência de um veículo danificado pela inundação.
Leve o carro a um mecânico licenciado. Se você não confiar em seu próprio julgamento, leve o carro a um profissional. Peça a um técnico licenciado para examinar o carro. Lembre-se de que se o veículo ainda for novo ou em garantia, qualquer evidência de dano por inundação detectada por um técnico anula automaticamente a garantia do veículo. Isso é definitivamente algo que você precisa verificar antes de comprar um carro usado. Por mais novo que o carro possa parecer, é sempre uma boa ideia pedir a um profissional que confirme se ele está livre de inundações e ainda está na garantia.
Etapa 6
Obtenha um relatório do histórico do veículo. Como precaução final de segurança contra a compra de um carro possivelmente danificado pela inundação, solicite um relatório de histórico do veículo de Carfax. Tudo o que você precisa é do VIN (número de identificação do veículo) para obter um histórico completo de todos os acidentes em que o carro passou e de todos os reparos ou recalls por que passou. Lembre-se de que a Carfax não tem garantia de listar todos os danos que a lata sofreu. Se o título mudou várias vezes, pode ser uma evidência de que os proprietários anteriores estão tentando esconder o fato de que o carro sofreu danos graves ao entrar e sair de diferentes estados onde relatar problemas com carros usados pode ser tão estrito. E alguns reparos podem ter sido perdidos por Carfax como resultado de toda a troca de títulos. Certifique-se de comprar um relatório da Carfax, mas não confie apenas nele quando estiver tomando uma decisão sobre se um carro foi danificado ou não por inundação.