Nem todo indivíduo pode comprar um veículo novo, por isso muitas pessoas recorrem à compra de carros usados. É claro que depois de pesar o que você deseja e precisa em um carro e quanto orçamento você tem, você simplesmente não vai direto comprar um carro de segunda mão. Isso exigiria muita pesquisa e bom senso antes que uma compra pudesse ser concluída. Para ter certeza de que fará uma boa compra, siga as etapas abaixo:
- Obtenha o VIN do carro ou Número de Identificação do Veículo para solicitar uma cópia do Relatório de Histórico do Carro. Você não pode encontrar um relatório de histórico do veículo sem o VIN. O VIN é um código alfanumérico exclusivo de dezessete dígitos atribuído para identificar um veículo fabricado. Você pode encontrar o VIN em uma faixa do lado do motorista do carro, onde o para-brisa e o painel convergem.
- Use uma ferramenta online ou site que gere o referido Relatório de História do Carro. Espere pagar por relatórios confiáveis de histórico de veículos, e os preços variam de 15€ a 37€ para cada relatório solicitado. Muitas vezes, é sugerido usar os serviços da CarFax e da Experian. Os exemplos dos detalhes que você verá no Relatório do histórico do carro são os seguintes:
- Especificações do carro - marca e modelo, tamanho do motor, condição, quilometragem, etc.
- Relatório de Acidente
- Leitura mais recente do odômetro ou possível adulteração do odômetro
- Possíveis danos de incêndio, inundação ou granizo
- Uso policial
- Relatório de salvamento ou lixo
- Histórico de propriedade
- Detalhes de garantia
- Depois de obter o relatório de histórico de veículos, verifique com o National Insurance Crime Bureau. Vá para www.nicb.org, pois eles lhe darão uma verificação VIN gratuita para ver se o veículo que você pretende comprar já foi declarado perdido e nunca foi recuperado.
Como você já está online e, às vezes, leva cerca de dois dias para receber o Relatório do histórico do carro que solicitou, não faria mal fazer mais pesquisas enquanto espera. Tente pesquisar avaliações de proprietários de carros anteriores sobre a marca e o modelo do carro que você pretende comprar, para ter uma ideia aproximada do que espera do carro. Este seria um bom adendo com o Relatório do histórico do carro quando você estiver prestes a decidir se vai comprar o carro ou não.