Vários meios de comunicação, como programas de televisão, filmes e até anúncios comerciais retratam os revendedores de automóveis como indivíduos sinistros e lucrativos, que querem ganhar dinheiro rápido. Eles são retratados como muito agressivos ao tentar persuadi-lo a comprar e a acumular tantos complementos em um veículo para aumentar o preço de venda e, portanto, suas comissões. Bem, nem todos os revendedores de automóveis são assim. Eles também são pessoas honestas, que precisam ganhar a vida, e a maioria tentará ser útil para ajudá-lo na decisão de compra.
Concessionários de automóveis
No entanto, sendo o cliente, você está, obviamente, em busca do melhor negócio. Se você conseguirá um bom negócio, dependerá de quão bem você negociará. Aqui estão alguns insights sobre como negociar com revendedores de automóveis.
Nunca concorde com a primeira proposta. Quando pretende comprar um automóvel, a primeira oferta é sempre feita pelo concessionário. O carro pode ter um preço de etiqueta, e isso é usado como ponto de partida para a negociação. O revendedor pode levar em consideração outras coisas no cálculo, como registro, acessórios, impostos e assim por diante. A primeira reação que você deve ter, como comprador, é de choque e indignação. Esta primeira oferta é muito cara para você, você diz. Você realmente não vai precisar de enfeites de carroceria adicionais ou painéis de madeira falsa em seu carro que custariam algumas centenas de dólares extras. Você quer algo que seja sensato e dentro do orçamento. Isso levaria o revendedor a tentar economizar alguns dólares ou até mesmo oferecer descontos para atender às suas necessidades.
Pergunte à esposa (ou ao marido). Ao passar pelas negociações finais, o agente de um revendedor geralmente faz com que seu gerente ou supervisor aprove o preço, se for negociado com o SRP. Você também pode usar uma tática semelhante, encaminhando para outra pessoa a decisão final. Você pode dizer a um concessionário, por exemplo, que está interessado na oferta, mas que sua esposa não permitirá que você compre o carro por um preço tão alto. Isso também fará com que o revendedor diminua ainda mais a oferta, dada a necessidade de agradar não apenas um tomador de decisão, mas dois.
Não se ofereça para dividir a diferença. Quando você tem uma oferta e o revendedor tem um preço pedido, não ofereça para atender pela metade. Isso significaria apenas que você está cedendo ao preço mais alto pedido e que o revendedor teria vencido a negociação. Em vez disso, espere que o revendedor se ofereça para atender na metade do caminho. Então você pode fazer uma contra-oferta e atender a meio caminho de seu ponto de preço desejado até a metade de sua oferta. Você acaba com um preço mais baixo.
Pense e repense. Muitas vezes, os revendedores irão tirar proveito da sua presença, sabendo que devem fazer uma venda enquanto você estiver lá. Caso contrário, assim que você sair, seu interesse em comprar um automóvel provavelmente será reduzido. Portanto, a oferta pode ser descrita como limitada apenas a hoje, ou que você receberá alguns brindes e descontos se comprar agora. Mas as grandes decisões, como a compra de automóveis e casa, devem ser bem pensadas e devem ser tomadas após uma boa noite de sono. Vendo você de volta ao showroom de automóveis no dia seguinte, o revendedor provavelmente fará uma oferta ainda menor do que a primeira vez.
Negociar com revendedores de automóveis pode ser complicado, porque eles têm toda a experiência em vendas, muitas vezes com vantagens para seus próprios fins. Se você sabe como contornar a conversa tranquila, pode acabar fazendo um bom negócio.