Deixar o carro na oficina pode ser uma coisa assustadora, financeiramente falando. Sem ser capaz de ficar de olho nos reparos em seu veículo, você fica vulnerável a golpistas que tentam ganhar um dinheirinho extra com sua confiança. Você pode acabar sendo cobrado por serviços que nunca foram entregues ou pode ser levado a pagar por procedimentos caros que seu carro nem precisa.
Oficina
Aqui estão algumas dicas sobre como ficar vigilante e evitar ser roubado na oficina:
Substituindo as peças - Quando o mecânico disser que você precisa substituir uma peça, pergunte qual peça em particular precisa ser trocada. Peça a peça emprestada e leve a outro mecânico para uma segunda opinião. Se for verificado que a peça precisa ser substituída, anote essa peça e certifique-se de que pode identificá-la, seja tirando uma foto de referência ou marcando-a. Diga ao mecânico que você quer a peça velha de volta após os reparos - dessa forma, você poderá dizer se a peça foi realmente substituída ou não.
Trabalho não autorizado - Ao fazer o trabalho em seu carro, sempre peça um orçamento que descreva todos os serviços e peças. Trate isso como um contrato detalhando as especificações de sua transação com o mecânico e, como tal, deve ser seguido em conformidade. Se uma gaxeta precisar ser substituída, faça-a na lista. Se o seu motor precisar de limpeza, inclua-o na lista também. Quanto mais específica for a ordem de serviço, melhor. Certifique-se de que todo e qualquer conserto feito no carro esteja listado em uma cópia assinada da ordem de serviço em sua posse. Dessa forma, os custos ficarão dentro de uma diferença de 10% da estimativa, e nenhuma despesa surpresa aparecerá quando você estiver pronto para pagar a conta.
Oficinas normalmente mantêm
Objetos de valor - é uma regra prática bem conhecida - nunca deixe seus objetos de valor no carro. As oficinas normalmente não se responsabilizam por perdas ou danos a itens deixados em seu carro, tornando o que quer que você deixe dentro de você.
Ofertas especiais - Cuidado com as oficinas que oferecem consertos por preços extremamente baixos. Essas ofertas geralmente são projetadas para atraí-lo para serviços desnecessários e frequentemente caros. Abrir uma pechincha torna os clientes mais propensos a gastar em outros reparos, já que eles estão economizando muito no outro procedimento. Verifique novamente quaisquer reparos adicionais recomendados para o seu veículo e peça uma segunda opinião.
Diagnóstico - os golpistas às vezes podem enganá-lo com diagnósticos incorretos. Digamos, por exemplo, que ele diga que um certo estremecimento em seu motor significa que uma peça precisa ser substituída. É bem possível que ele esteja inventando isso para tentar arrancar mais alguns dólares de você. Certifique-se de se informar sobre os sintomas dos problemas do seu carro e veja se eles correspondem ao que o mecânico está dizendo. Fique por dentro de tudo, peça ao mecânico as explicações de que precisar e consulte o manual do proprietário e / ou outro mecânico em caso de dúvida.